Maurão Reivindica Ferrovia em Audiência com Embaixador Chinês

audienciaembaixadorchines01O Prefeito Mauro Rosa esteve em Lucas do Rio Verde, nesta quarta-feira, 10 de junho, na audiência com o Governador Pedro Taques e o Embaixador da China no Brasil Li Jinzhang, demostrando o real interesse de Água Boa na Ferrovia.

Também estiveram ao seu lado o Primeiro Secretário da Câmara de Vereadores Ari Zandoná e o Vereador Cesinha, bem como o Prefeito de Gaúcha do Norte, Nilson Francisco Alécio, reforçando a representação dos interesses de todo o Vale do Araguaia.

audienciaembaixadorchines02No dia 09 de junho a Presidente Dilma Rousseff e o Ministro do Planejamento Nelson Barbosa lançaram uma nova etapa do programa de investimentos em logística nacional prevendo 16 rodovias, 06 ferrovias e outras concessões de aeroportos e portos pelo país.

De interesse do Mato Grosso estão às concessões que pretendem ligar Lucas do Rio Verde a Mirituba, no Pará, um trecho de 1.140 km a um custo de R$ 9,9 Bilhões, que pode escoar a produção matogrossense pela hidrovia de Tapajós.

Taques organizou uma comitiva com o Embaixador Chinês que começou na cidade de Ji-Paraná em Rondônia e depois se dirigiu de Comodoro até Lucas do Rio Verde, ambas no Mato Grosso, para tratar desta ferrovia e da transoceânica que pretende ligar o Brasil ao Oceano Pacífico e a China, através do Peru.

O Vereador Cesinha cedeu informações imediatas do evento de que o projeto da Ferrovia integração Centro Oeste (FICO) parece ser o mais preparado até o momento, sendo este o proponente do trajeto que passa por Água Boa.

Na audiência Maurão e os representantes de Água Boa tiveram a oportunidade de conhecer e estreitar relações com o Embaixador da República Popular da China Li Jinzhang, criando expectativas de que considerem o Araguaia em seu projeto.