Prefeitura e Empresas de Carga Acertam Cuidados com Entulhos

diskentulhoAconteceu na tarde de segunda-feira, 15 de junho, na sala de reuniões do Executivo, o encontro dos empresários de transporte de entulhos de Água Boa com a Prefeitura, acerca do transporte e descarte apropriado dos restos de obra ou jardinagem no município.

A preocupação do executivo é com a limpeza e cuidado da cidade, onde o Secretário de Administração Luiz Omar Pichetti convidou os proprietários e representantes de todas as empresas relacionadas para uma conversa visando diminuir as falhas neste setor.

De acordo com o Secretário, os problemas atuais envolvem o extravio de entulhos que caem das caçambas pelas ruas da cidade e o descarte irregular de lixo doméstico, que são restos de alimento e de higiene pessoal, junto com o entulho de jardinagem ou obras.

A queda de material suja as vias da cidade e oferece risco de acidentes quando os veículos tendem a desviar de forma desatenta dos volumes no asfalto.

Já a mistura de lixo de cozinha e banheiro com galhos, folhas e resto de obras, além de complicar a destinação do material, onde um deve ir para o aterro sanitário e outro é utilizado no enchimento de erosões, também pode contaminar o solo e estragar os containers.

De acordo com os empresários é desconfortável pedir ao cliente que não sobrecarregue a caçamba e não misture os lixos, enquanto outro concorrente permite isso livremente, sendo necessária uma lei que obrigue a todos terem a mesma responsabilidade.

Desta forma o executivo municipal se prontificou a lançar um decreto ou se necessário, tentar a aprovação de uma lei, exigindo um volume máximo até o topo da caçamba, além de proteger o material com uma lona para não cair no transporte e garantir a destinação correta do lixo, que vai se estender até mesmo aos proprietários de veículos particulares.

Sendo assim a Prefeitura em conjunto com os proprietários de disk entulho pretende lançar uma forte campanha de orientação para que toda a população fique ciente das normas de transporte e participe da conservação do urbanismo do município.