Baiano e Maurão buscam dar fim ao caos da POLITEC

baianoO deputado Estadual Baiano Filho (PMDB) e o prefeito Mauro Rosa, o "Maurão" se reuniram nesta terça-feira, 11.06, em Água Boa para mais uma tentativa de solucionar os problemas ocasionados pela falta de perito e legista na POLITEC. A unidade é responsável pelo atendimento de mais de 100 mil pessoas em um raio de 400km, entre Nova Xavantina e Bom Jesus do Araguaia.

Segundo o prefeito, a situação se agrava a cada dia. Os transtornos são grandes quando há necessidade de realizar exames de corpo de delito ou emitir laudos sobre falecimentos. A saída tem sido encaminhar as demandas para o município de Campinápolis, distante 140km de Água Boa. A operação que conta com o deslocamento de viaturas e contingente, além de onerar os cofres públicos torna os trâmites ainda mais lentos.

baiano 1Além da precariedade no atendimento às situações diárias, Água Boa também é responsável por garantir estrutura para o atendimento do presídio, que possui uma população carcerária superior a 600 detentos. Na rotina prisional, a cada situação de conflito ou novas detenções, os presos devem ser submetidos ao exame de corpo de delito, o que se torna inviável pela falta de profissionais.

Cobrado sobre o remanejamento urgente de legista e perito para o município, o diretor geral da POLITEC (Perícia Oficial e Identificação Técnica), Rubens Okada argumentou que o órgão não possui corpo técnico para suprir as necessidades do estado e que aguarda pelo lançamento do edital de concurso publico para o mês de julho. O diretor se comprometeu em analisar a possibilidade de remanejamentos.

baiano 2Segundo Mauro Rosa, a administração tem sido alvo de duras criticas por parte da sociedade que cobra a normalização dos serviços. Segundo ele, as frequentes comparações entre a estrutura de Água Boa e Barra do Garças tem gerado um clima de desconforto para o Poder Publico. Hoje, a ESTRUTURA de Barra do Garças conta com 200 policiais civis, 86 detetives e 26 escrivães, contra um escrivão, 48 policiais e três detetives em Água Boa.