CODEMA Visita Outros Consórcios de Mato Grosso

leandrocodemaO Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Médio Araguaia (CODEMA) esteve no dia 23 de outubro em Diamantino - MT, visitando o Consórcio Alto do Rio Paraguai.

O objetivo foi o de trocar experiências a cerca da descentralização dos serviços ambientais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), um trabalho pioneiro do CODEMA e que vem servindo de exemplo para as demais regiões.

Na reunião estiveram presentes a Secretária da SEMA, Ana Luiza Ávila Peterlini Souza, junto ao Secretário Executivo do CODEMA, Leandro Teixeira, bem como o Prefeito de Diamantino, Joviano Lincoln, o Presidente da Associação Matogrossense dos Municípios, Neurilan Fraga, o Deputado Estadual Zé Domingos, entre outros.

Este não é o primeiro intercâmbio de consórcios que o CODEMA participa, estando recentemente em Sorriso, Confresa e firmando parceria de prestação de serviços com o Consórcio de Barra do Garças.

Os serviços ambientais prestados pelos consórcios são relacionados a emissão de licenças de médio e pequeno impacto para as empresas locais, evitando a distância e a morosidade até a sede da secretaria, na capital.

Além disso, a presença dos responsáveis pelo meio ambiente nos consórcios pretende uma vigilância mais efetiva dos impactos que as empresas podem causar no ecossistema, mudando a realidade dos negócios diante à natureza.