Prefeitura de Água Boa realizou nesta sexta-feira (11) o mutirão da Saúde no PA Jaraguá

jaragua2O Mutirão da Saúde fez com que o PA Jaraguá tivesse nesta sexta-feira, uma intensa movimentação. A Prefeitura de Água Boa deslocou para o local, vários serviços e atendimentos, envolvendo equipes de todas as secretarias municipais.

A Gerência de Urbanismo utilizou máquinas e funcionários para uma operação de limpeza nas proximidades das escolas, do posto de saúde e das ruas do PA, envolvendo a retirada de uma grande quantidade de lixo.

Muitas pessoas aproveitaram a oportunidade para fazer consultas, tirar a segunda via de documentos, cortar o cabelo, fazer avaliação médica, odontológica e participar de muitas palestras educativas.

A Psicóloga Núbia Silva Alencar, da Secretaria de Assistência Social, com apoio do Conselho Tutelar fez uma palestra sobre “Violência contra Crianças e Adolescente”. O tema é de grande relevância e já considerado um problema de saúde pública, uma vez que envolve todas as classes sociais.

A Secretária de Assistência Social Helaine Cristina, avaliou de forma positiva a realização do Mutirão e cumprimentou a população do PA Jaraguá pelo comparecimento e participação, demonstrando muito interesse nos serviços oferecidos pela prefeitura.

jaragua3O objetivo do evento é ampliar a oferta dos serviços de prefeitura, junto às comunidades rurais, uma vez que muitos moradores tem dificuldades de deslocarem até a cidade a fim de procurar algum de atendimento ou informação.

De acordo com o Secretário de Saúde e um dos Coordenadores Jader Bahia, através do Mutirão foi possível agilizar o atendimento para aquelas pessoas que necessitam de uma orientação médica. É sempre importante promover ações que possam esclarecer à população sobre a necessidade de se prevenir contra algum tipo de doenças. Jader Bahia finalizou, ressaltando que o “Mutirão” faz parte do projeto de gestão do Prefeito Mauro Rosa, de incrementar o atendimento em todas as áreas, para a população do interior do município.

jaragua10Na oportunidade foram ofertadas as seguintes atividades:

 Avaliação de MH (Hanseníase);

 Imunização (Vacinas);

 Coleta de Preventivo (Teste de Papanicolau);

 Teste Rápido (HIV e Hepatites Virais);

 Apresentação dos Serviços e Captação de doadores para a Unidade de Coleta e

Transfusão - UCT;

 Apresentação dos Serviços do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I;

 Palestras e Dinâmicas do Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF;

 Orientação quanto ao Tratamento Fora do Domicílio - TFD;

 Consultas odontológicas e educação preventiva as escolas;

 Consultas médicas;

 Inspeções sanitárias e ambientais em estabelecimentos comerciais e residências;

Parceiras na realização do Mutirão da Saúde

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizando:

 Orientação e divulgação dos Serviços do CREAS;

 Bolsa família (Cadastro e atualização) pelo CRAS;

 Emissão da 2ª Via de documentos pessoais;

 Esclarecimentos sobre benefícios Socioassistenciais;jaraguajaragua1jaragua4jaragua5jaragua6jaragua7jaragua8jaragua9jaragua11jaragua12jaragua13jaragua14jaragua15