Prefeitos debatem implantação de “Aterro Sanitário” no Médio Araguaia

Foi realizada nesta quarta-feira (21), em Água Boa, uma reunião para discutir o planejamento sobre a implantação de “Aterro Sanitário”.

A reunião foi organizada pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Médio Araguaia (CODEMA). Participaram prefeitos e representantes dos municípios que fazem parte deste consórcio (Água Boa, Nova Xavantina, Cocalinho, Querência, Canarana, Nova Nazaré, Ribeirão Cascalheira, Novo São Joaquim e Gaúcha do Norte).

O Encontro foi aberto com uma palestra sobre o Panorama do Saneamento, com a pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso Eliana Rondon. Na sequência falou o representante da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Francisco Holonildo.

O Objetivo foi discutir o assunto, na tentativa de encontrar alternativas relacionadas implementação de serviço público ambiental, especificamente sobre a destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos.

Para o prefeito de Água Boa Mauro Rosa da Silva, é determinante que o gestor público tenha a consciência de entender, a importância da destinação do lixo, como ação de saneamento, saúde e condição social. È mais do que necessário que, encontremos soluções para a destinação final da sua produção de resíduos. “Em Água Boa, fazemos uma coleta diária, atendendo de maneira sistemática todos os setores da cidade. Por dia, são recolhidas centenas de toneladas de lixo urbano, que são encaminhadas ao” Aterro Controlado”. Com o crescimento da cidade, entendemos que a melhor alternativa, seja a implementação de um Aterro Sanitário. Para isto, temos que buscar meios, tendo em vista que, a construção de um Aterro Sanitário, significa custos para os cofres públicos”. Comenta Maurão

Como o lixo é uma questão de saúde pública, os municípios estudam a possibilidade de um aterro consorciado.  A idéia foi lançada no encontro e a partir de agora, será formada uma comissão para estudar, avaliar e apresentar propostas para um melhor encaminhamento em torno da implantação do Aterro Sanitário Regional.

Para o secretário municipal das cidades de Água Boa Cristiano Dalla Costa, a reunião foi muito produtiva. Os municípios entendem o grau de importância da destinação dos resíduos de forma correta, sem agredir e causar danos ambientais. Este é o momento das discussões e das idéias.

O Presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso Neurilan Fraga esteve presente na reunião em Água Boa.  Ele parabenizou os prefeitos pela iniciativa e debate em torno da futura parceria, que representa desenvolvimento e qualidade de vida da população, em uma das regiões mais importantes de Mato Grosso.  Os municípios do Médio Araguaia dão a partir de agora, um grande exemplo, no sentido de encontrar solução para uma questão de fundamental importância.  Juntos, os municípios ganham força na busca pelos recursos públicos e investimentos no setor de saneamento, fundamental para o controle, prevenção de doenças e desenvolvimento.