Hospital Regional Paulo Alemão de Água Boa. A referência de atendimento no Médio Araguaia em Mato Grosso

O Hospital Regional Paulo Alemão é gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia (CISMA). É referência para aproximadamente 100.000 pessoas da região que, buscam diariamente, atendimento em diversas especialidades.

O CISMA é composto de 11 municípios, que juntos, trabalham com os mesmos objetivos e propósitos, que é oferecer atendimento de qualidade e segurança para quem necessita de atendimento médico e cuidados com a saúde.

 Desde a sua fundação, em Água Boa, o hospital tem sua história marcada por conquistas, desafios e projetos que, no dia-dia, vão de encontro aos anseios daqueles que enxergam no Hospital Regional Paulo Alemão, sua garantia de bom atendimento.

De acordo com o prefeito de Água Boa Mauro Rosa, e atual presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia, o trabalho de manutenção dos serviços no Hospital regional é desafiador. “Como todos sabem, temos uma demanda de atendimento muito grande. Por dia o Hospital chega a atender aproximadamente 180 pessoas. Nosso quadro de funcionários, técnicos, enfermeiros e médicos não medem esforços para colocar em prática os procedimentos e atenção que os pacientes merecem. Também, enfrentamos problemas de ordem financeira. Os repasses, dos governos federal e estadual nem sempre são suficientes e que, infelizmente, impactam sobre os projetos de investimentos e metas. Mesmo assim, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia tem procurado dentro de suas possibilidades, promover um atendimento qualificado com mais especialistas e humanizado”. Comenta Mauro Rosa

Ainda de acordo com o prefeito Mauro Rosa, gestor do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia, nos últimos cinco anos foram desenvolvidas ações que resultaram na contração de novos médicos e especializações. Neste período, é importante destacar que o Hospital Regional Paulo Alemão é o único em Mato Grosso que, mesmo com as dificuldades mencionadas, jamais fechou suas portas para o atendimento ao público e a comunidade.

A secretária executiva do Hospital Regional, Salete Lauermann informa que melhorias estão sendo realizadas na estrutura da unidade hospitalar. O telhado foi substituído, a rede elétrica e hidráulica reformada, foram instalados climatizadores, pintura e reparo em salas de atendimento, enfermaria, piso, administração e centro cirúrgico. “Devido a estas obras, tivemos que cancelar alguns procedimentos cirúrgicos. Entretanto, os mesmos serão devidamente agendados e executados, conforme as recomendações anteriormente programadas. Lembramos que, o atendimento de urgência, emergência e partos não foi alterado em função da reforma e continua normal”.

A reforma que está em andamento, é custeada com recurso de emenda parlamentar, destinada pelo deputado Valteni Pereira. “Iniciamos essa reforma no final de 2017 e já estamos entrando na fase conclusão. O período de chuva, fez com que o cronograma fosse alterado. Contamos com a compreensão de todos, pois essa reforma é necessária para melhorias das condições de atendimento, trabalho, higienização e restabelecimento da saúde dos pacientes”. Disse Salete      

Atendimento em 2017

Cirurgias = 2.283        - Consultas = 21.458      - Internações = 5.092

Exames e Diagnósticos = 35.184