Orçada em R$ 6,6 bi, ferrovia para integrar Região fica pronta em 3 anos

FICO-SILVALTAQUESAinda sem data definida para iniciar às obras da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), o governador Silval Barbosa (PMDB) apresentou estudos de traçados elaborados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com investimento mínimo de R$ 6,6 bilhões, não incluindo a construção de terminais, para que a implantação seja acelerada. O projeto executivo será realizado pela empresa ou consórcio vencedor da concorrência. O prazo para conclusão, após iniciada a obra, é de 3 anos e 2 meses.
A ferrovia vai ligar Lucas do Rio Verde (MT) a Campinorte (GO), passando por Água Boa (MT). Em encontro com os prefeitos das cidades que contaram com o Fico, Silval disse que o empreendimento é um importante componente para a logística de Mato Grosso. Com a obra, o preço do frete deve ficar mais barato, o que poderá ser repassado ao consumidor final. "Essa ferrovia vai possibilitar outra importante economia que é a extração de minério", assinalou.

De acordo com Silval, a logística - considerada um gargalo do Estado – está melhorando. "A tecnologia da produção, da produtividade, os nossos produtores, as federações, já detêm, e este é o motivo de estarmos aqui reunidos para debater essa logística e acelerar a sua implantação", completou.
Já o secretário Francisco Vuolo, titular da pasta de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes (Selit), disse que o governo pretende colocar os editais na praça o mais rápido possível. Além disso, avalia que a reunião de hoje serviu para otimizar o processo.
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT), disse que o dinheiro para a implantação do Fico não será problema, pois às obras fazem parte do PAC. "O que queremos é celeridade na execução, que ela saia do papel o quanto antes", disse o deputado federal Wellington Fagundes (PR). O senador Pedro Taques (PDT) também destacou a importância da reunião para debater o traçado da Fico.
Participaram ainda os prefeitos Vilson Pires (Paranatinga) e Mauro Rosa da Silva ( Água Boa), além de empresários de Nova Ubiratã, Gaúcha do Norte, Canarana, Nova Nazaré e Cocalinho. Representante do Ministério Público, do Movimento Pró-Logistica de Mato Grosso e do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Mato Grosso (OCB/MT) também participaram da apresentação.