Energisa Investe 1,2 Bilhões no Araguaia até 2017

ENERGIZA 1No dia 07 de Janeiro, quarta-feira, o Prefeito Mauro Rosa recebeu as autoridades do setor nacional de energia elétrica das empresas CEMAT e ENERGISA, que visitaram o executivo e empresas privadas de Água Boa para tratar dos futuros projetos em eletricidade da região.

Estiveram reunidos no Gabinete Municipal, o Presidente da CEMAT no Mato Grosso, Dr. Wilson Couto, o Coordenador Regional da CEMAT, Dr. Jorge Eduardo e o Presidente do Conselho Administrativo do Grupo Energisa, Dr. Ivan Botelho ao lado do Secretário de Administração Luiz Omar Pichetti, do Secretário de Desenvolvimento Germano Zandoná e demais assessores.

No encontro Mauro apresentou o crescimento do município nos últimos anos e seu promissor potencial de desenvolvimento, destacando necessidades que fogem da sua esfera administrativa como a intenção de nove empreendimentos de grande porte para o município, reprimidas pela falta de tensão elétrica na cidade.

ENERGIZA

De acordo com os técnicos municipais, Água Boa tem hoje uma demanda que necessita de, pelo menos, mais 5.000 kilowatts de energia para garantir a instalação desses novos empreendimentos industriais.

Em contrapartida os investidores explicaram que a Energisa adquiriu a Cemat e dentre os projetos do setor privado, pretende investir na duplicação da rede de distribuição elétrica de Ribeirãozinho, há cerca de 115km ao sul de Barra do Garças, até Água Boa, pretendendo chegar em Nova Xavantina até o final de 2016.

Outro investimento que já se encontra em faze de execução na cidade de Confresa é a instalação de um Compensador Sincro-Dinâmico, no valor de 60 milhões para a correção e estabilização do sistema Elétrico e que deverá melhorar toda aquela região.

Alem destas, outras duas redes básicas deverão ser construídas em um investimento do governo federal através da Eletronorte, uma partindo do rio Teles Pires, via Paranatinga até o município de Canarana e outra ligando o sul do Estado do Pará até Vila Rica.

De acordo com os visitantes, através destes investimentos a região deve ter sua demanda por energia suprida pelos próximos 30 anos.