CRAS Concretiza o Evento Bolsa Família em Ação de 2015

Por Suzy Nunes Medeiros

bfcris01A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência em Assistência Social - CRAS realizou nesta segunda-feira 23 de novembro de 2015, o evento Bolsa Família em Ação, o acontecimento contou com os beneficiários do setor norte e bairro cristalino, e ocorreu na Escola Municipal Cristalino às 19 horas.

bfcris02Na ocasião a Secretaria Municipal de Assistência Social Sra. Helaine Cristina ressaltou ao público presente a importância da participação dos beneficiários em ações como esta, pois nesta ação é feita a pesagem de todos os membros das famílias e, além disso, recebem informações importantes acerca das condicionalidades para a permanência no Programa. Também convidou a população presente a levarem seus filhos para participarem no dia 17 de dezembro do Natal Criança Feliz que será realizado na praça da cultura no centro de Água Boa.

bfcris03A gestora Margareth Frota ressaltou sobre a importância da integração das políticas de educação, saúde e assistência social, e a necessidade desta integração não só para a boa gestão e o acompanhamento das condicionalidades, mas também para garantir a oferta dos serviços e o acesso da população beneficiária a eles.

bfcris04Comemorando em 2015 seus 12 anos de criação, O PBF tem muitas conquistas e celebrar. Com base em um amplo e rico conjunto de estudos realizados sobre este que é, provavelmente, o programa brasileiro mais bem estudado nos últimos anos, constata-se, por meio dos mais diversos indicadores, que os objetivos iniciais foram plenamente alcançados e, na maioria dos casos, superados. A Bolsa Família e todo o esforço de mobilização, articulação e aprimoramento das políticas públicas que a ele se seguiu vêm permitindo que as camadas mais carentes da sociedade brasileira tenham melhoras expressivas em suas condições de vida e em suas perspectivas de futuro.

A coordenadora do CRAS Suzy Nunes Medeiros lembrou que o PBF nestes anos de crescimento passou por um processo de consolidação, nas suas principais frentes, que é a transferência de renda e o acompanhamento de condicionalidades, e é importante informar à sociedade que o PBF impactou positivamente nas condições de vida da população, pois as famílias beneficiadas tem que cumprir com as condicionalidades impostas à saúde e educação, crianças menores de 7 anos precisam ser vacinadas de acordo com o cronograma do Programa de Imunização e cumprir com os check-ups de rotina para o seu crescimento e desenvolvimento. As gestantes e lactantes devem comparecer nas consultas pré-natais e pós-natais de rotina, e assim essas ações impactaram diretamente sobre a mortalidade infantil e uma menor ocorrência de baixo peso ao nascer entre as crianças de famílias beneficiárias do programa, e também a partir do Cadúnico obtivemos êxito no projeto frequência e censo escolar, devido ao cruzamento de dados entre o Cadastro único (cadúnico) e a frequência escolar, portanto, em nosso sistema de Benefícios ao Cidadão podemos verificar qual criança está frequentando diariamente a escola, e assim podemos contribuir para uma melhor educação e menor evasão de crianças e adolescentes, sendo este mais um dado positivo referente ao Bolsa Família. Assim só temos a agradecer a população beneficiária de Água Boa pela participação e cumprimento das condicionalidades no Programa Bolsa Família.

Todos os bairros de Água Boa foram contemplados com o Bolsa Família em Ação neste ano de 2015, e lembramos que em 2016 o trabalho continua!