Secretaria de Assistência Social entrega prêmios do 4º Concurso Cultural 18 de maio

Foi realizada na noite desta terça-feira (21), a solenidade de entrega dos prêmios do 4º Concurso Cultural 18 de maio, promovido pela Prefeitura de Água Boa, por meio da Secretaria de Assistência Social (CREAS); em parceria com os conselhos tutelar e dos direitos da criança e do adolescente.

O 4º Concurso Cultural está inserido nas atividades de mobilização referente ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo é estimular os estudantes, por meio de redação, se inteirar sobre o grave problema social que a violência do abuso e conscientizá-los sobre a necessidade e a importância da denúncia contra os infratores.

O tema proposto para as redações foi “O Envolvimento da Sociedade no Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças de Adolescentes”.

Foram duas categorias, de 09 a 12 anos e de 13 a 17 anos. No total foram apresentadas 90 redações de alunos da rede pública e particular de Água Boa.

Na categoria 01, a redação vencedora foi a “A Exploração Sexual” da aluna Valentine Galli Garburio, do Colégio Jesus Maria José. O prêmio foi um Tablet.

Na categoria 02, a redação vencedora foi “Lutando Para Um Mundo Melhor”, da estudante Josiane Montel Lima, da Escola Municipal Bom Princípio. O prêmio também foi um Tablet.

As escolas e as professoras das alunas vencedoras também foram premiadas com 01 notebook e 01 tablet respectivamente.

A Secretária de Assistência Social Helaine Cristina, avaliou de forma positiva a realização do Concurso. A adesão das escolas e alunos superou as expectativas. O engajamento sobre o tema despertou o interesse de muitos em torno do combate a violência sexual em todas as faixetárias. É preciso cada vez mais ações, essa é uma questão que está inserida em todas as classes sociais. É um assunto de segurança, saúde e principalmente social. “Temos que estimular a encorajar as pessoas a denunciarem, bem como criar possibilidades e incentivos para ações capazes de promover o enfrentamento dessa violência, conforme estabelece o plano nacional de luta contra o abuso sexual”.

O Prefeito Mauro Rosa da Silva participou da solenidade de premiação. Em pronunciamento parabenizou a todos pela seriedade e envolvimento na realização do Concurso Cultural, discutindo o tema de violência sexual. Foi uma iniciativa extremamente importante cujo objetivo é chamar atenção da sociedade acerca da violência contra crianças e adolescentes, com a finalidade de evitar a propagação de agressões. “É necessário formar uma consciência cada vez mais sólida para acabar com esse ciclo da violência. Precisamos quebrar o silêncio e estimular denúncias. É dever de todos, cuidar e proteger meninos e meninas. Acredito que o bem sempre vencerá. A Prefeitura de Água, a Secretaria de Assistência Social (CREAS) e os conselhos estão de parabéns pelas ações integradas, envolvendo setores e criando uma rede de proteção para decretar o fim dessa realidade que nos causa indignação. Em especial quero parabenizar as escolas, professores e as alunas vencedoras do Concurso. Foram redações inteligentes. Uma verdadeira reflexão para que todos fiquem cada vez mais atentos”.  Disse o prefeito Mauro