Secretaria Municipal de Assistência Social.

V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente e a Secretaria Municipal de Assitência Social realizaram na manhã destaa terça-feira(06). a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências.”

O evento aconteceu salão da  na Secretaria de Assistência Social e  contou com a participação de cerca de 100 pessoas de vários setores da comunidade, com destaque para o público  estudantil.

EIXO 1 – Drª Carolina Rennee Pizzini Weitkiewick. Defensora Pública. Tema “Garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social”

EIXO 2 - Drª Carolina Rennee Pizzini Weitkiewick. Defensora Pública. Tema “Prevenção e Enfrentamento da Violência contra crianças e adolescentes”.

EIXO 3 – Srº Mauricio Acadrolli. Auditor de Controle Interno da Prefeitura Municipal. Tema “Orçamento e Financiamento das Políticas para crianças e adolescentes”.

EIXO 4 – Soldado PMMT Leopoldo. Tema “Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes”.

EIXO 5 - Srª Neusa Mourão. Secretária dos Conselhos.  Tema “Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das crianças e adolescentes”.

Para a Secretária de Assistência Social de Água Boa Helaine Cristina, a  Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente foi de fundamental importância para debater e criar alternativas que possam fortalecer o diálogo e a cooperação em uma  defesa mais justa  dos direitos das  crianças e adolescentes. As Conferências Municipais se  constituem em importantes instrumentos de mobilização e discussão dos problemas e deficiências existentes na estrutura de atendimento à criança e ao adolescente.  “ Mais uma vez o município apresenta  sua capacidade de mobilização em torno desta discussão. A parceria entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente  e a Prefeitura de Água Boa, demonstram  o interesse de dialogarem sobre políticas públicas e de se prepararem para o grande debate sobre  Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento de Violências, tema da XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

5ª Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Propostas para o Município, Estado e União. 

1)         Campanha Municipal que incentive pais e representantes das crianças e adolescentes a maior participação escolar assim como melhorias e ampliação de projetos sociais no Município.

2)         Envolver famílias/responsáveis trazendo para a escola através depalestras e dinâmicas sobre o enfrentamento do bullying, violência e respeito de forma integrada.

3)      Aproximar pais e filhos, dentro da rede publica e privada de Educação, por meio de palestras, reuniões, medidas preventivas com profissionais especializados para ajudá-los no combate a violência e drogas com participação de órgãos municipais, estaduais e outros como CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, PROERD e CMDCA.                       

4)        Oportunizar a participação de crianças e adolescentes em grupos sociais aos finais de semana para que possam trocar informações, ter acesso a lazer, integração, expressão, esportes e cultura na busca da proteção social, incluindo o poder publico a desenvolver projetos sociais com a presença de educadores e facilitadores afim de acompanhar as atividades educativas.

5)       Garantir espaço físico, autonomia, apoio jurídico, parcerias com o MinistérioPúblico, garantir encontros municipais, formação e capacitação dos conselheiros tutelares a nível municipal, respeitando a autonomia das ações.            

                       

LISTA DE DELEGADOS REPRESENTANTES DO CMDCA – ÁGUA BOA – MT.

 

Suzy Nunes Medeiros/Delegada/Governo

Silvana Maria Mazzonetto/Suplente/Governo

Danielly Selke da Luz/Delegada/Sociedade Civil

Margarida Valerio/Suplente/Sociedade Civil

Mariluce Luz Borges/Delegada/Conselho Tutelar

Rita Maria Alves dos Reis/Suplente/Conselho Tutelar

Atylson dos Santos Fernandes /Delegado/Desbravadores

Thaynara Lopes Tomé/Suplente/Desbravadores