Lâmpadas de LED iluminam a Praça da Cultura no centro de Água Boa

Postado em 18 Maio 2018
por Comunicação de Água Boa
em Cultura

A substituição faz parte do projeto de modernização da iluminação pública

A Praça da Cultura no centro de Água Boa está de iluminação nova. A prefeitura por meio das secretarias de educação, cultura e cidades fez uma completa substituição das lâmpadas de vapor sódio pelas modernas LED.

De acordo com o secretário de cidades Cristiano Seibel Dalla Costa, o projeto é experimental e faz parte de uma parceria com a empresa Lumo Led Eletrônicos. Foram instaladas 34 lâmpadas de 150w.

Com a implantação das novas luminárias, a finalidade é reduzir o consumo de energia em aproximadamente 60% e gerar economia com a iluminação da Praça da Cultura.

Para o prefeito Mauro Rosa um dos objetivos é levar o projeto para as ruas e avenidas de Água Boa. Efetivar as substituições de forma gradativa. O loteamento Délcio Mendel no Setor Universitário já conta com a iluminação de LED. “Vamos gerar economia, além de proporcionar mais segurança com visibilidade em todo o município. Apesar das dificuldades financeiras, vamos aos poucos, substituindo as luminárias e, desta forma atendendo uma solicitação da comunidade e deixando a cidade mais bonita e segura. É um investimento que vale a pena”. Disse o prefeito Mauro

Para o vereador Adelar Fusinato “Bibelô”, a iniciativa da prefeitura em implantar o sistema de LED, significa modernização na iluminação pública com a tecnologia, eficiência e economia; além da qualidade de vida da população. Posteriormente, a prefeitura poderá expandir o serviço. Neste momento, é importante avaliar o resultado da nova iluminação da Praça da Cultura. Mas pelo que pode ser observado nestes primeiros dias, ficou excelente. Parabéns ao prefeito Mauro e os secretários que acreditaram na idéia.

A tecnologia LED está presente em diversas ocasiões. Atualmente, este sistema é muito comum e mais econômico do que antigos modelos de iluminação.

Sabe-se que o maior gasto dos municípios com iluminação é gerado por instalações em áreas públicas, como por exemplo, ruas e praças.

Uma instalação de LED em qualquer ambiente requer menos manutenção, já que sua vida útil é maior em relação às outras lâmpadas.

Praça da Cultura ganha Pergolado e Bancos de Madeira

E a Praça da Cultura tem mais novidades. A prefeitura e secretaria de educação e cultura fizeram montagem de um pergolado, uma estrutura decorativa de madeira. O pergolado é uma referência em decoração para áreas como jardins, praças e canteiros. Também foram instalados 03 bancos de madeira. De acordo com secretário de educação e cultura Agnaldo Lansoni, o objetivo é deixar a praça cada vez mais bonita para receber a população. Esse é um patrimônio das famílias de Água Boa. Estamos realizando as melhorias e contamos com a colaboração de todos na preservação e conservação dos equipamentos.