Conselho do Meio Ambiente Debate Jardinagem e Loteamento

cmma03Na manhã de terça-feira, dia 19 de abril, o Conselho Municipal do meio Ambiente (CMMA) se reuniu na Casa dos Conselhos Municipais, prédio anexo a sede da Prefeitura de Água Boa, na Avenida Planalto com a Rua 10, para suas deliberações mensais.

Atualmente o CMMA é presidido pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente Germano Zandoná, seguido por seu Vice-presidente, o Engenheiro Agrônomo Sr. Walter Pereira e Secretariado pela Engenheira Civil Marcia Rehder.

cmma01

Entre os principais assuntos em pauta da reunião foram analisadas questões sobre a poda das árvores no município e sobre o futuro loteamento Planalto, a margem sul da Rua 50, vizinho ao setor cristalino.

Em relação a poda das árvores urbanas o CMMA observou que alguns cortes radicais estão prejudicando a sobrevivência de muitas espécies, sendo prevista a realização de um curso e certificação aos profissionais da área de podas e jardinagem.

cmma04Este curso será gratuito e deverá ser ministrado próximo a semana do meio ambiente, na primeira quinzena de junho, ofertado pelo próprio CMMA com objetivo de credenciar os profissionais quanto a técnica correta de poda e preservação da vegetação.

A expectativa é de que todos os que trabalham com a poda em Água Boa participem do curso e somente estes possam realizar o trabalho na localidade, enquanto os futuros integrantes dessa profissão terão de solicitar um novo curso e credenciamento.

cmma02Os conselheiros também receberam a visita dos representantes da Energisa, cuja equipe realiza podas em árvores visando a segurança dos cabos de sua rede elétrica, e que ouviram solicitações do conselho quanto as normas e cuidados para a preservação das árvores.

Sobre o loteamento Planalto, que também encaixa a duplicação da Rua 50, transformando-a em uma avenida, o CMMA verificou que o projeto atende todos os requisitos técnicos e ambientais previstos em lei, sendo aprovado por unanimidade pelos conselheiros.

Além da questão ambiental, de acordo com o plano diretor de Água Boa, todos os projetos de loteamento devem obrigatoriamente contar com infraestrutura de asfalto, meio fio, canalização pluvial, rede de água, arborização de áreas verdes e iluminação pública, garantindo a qualidade e os padrões estéticos da cidade.