Água Boa Contará com Coleta Seletiva de Resíduos Animais

reuniaoossadas02Nesta quinta-feira, 09 de junho, aconteceu na sala de múltiplo uso da Prefeitura de Água Boa, uma reunião entre os representantes da Empresa FAROL Indústria de Farinhas e Óleos de Origem Animal com os comerciantes de açougues e mercados locais e os mediadores do executivo, sobre a coleta seletiva de ossadas e resíduos de abate.

reuniaoossadas01Até então os resíduos de estabelecimentos locais de abate de aves, suínos e bovinos como ossos, chifres, cascos e vísceras que não são aproveitáveis para o consumo humano eram descartados com dificuldade pelos comerciantes ou até mesmo de forma inapropriada, causando riscos ao meio ambiente e a saúde pública.

Buscando resolver este caso a gestão sanitária municipal pesquisou e buscou o contato com empresas de beneficiamento desse material, chegando até a FAROL e intermediando a relação entre os estabelecimentos da cidade com a logística dessa indústria, que agora irá incluir Água Boa em sua rota de coleta do produto seletivo.

farolossadas02Na reunião, O Gerente de Logística Regional, Diogo Silva e o Gerente de Compra de Matéria Prima, Alexandre Ribeiro apresentaram a FAROL para os presentes e como será feita a rotina de coleta dos resíduos, SEM CUSTOS para o comerciante, sendo que a indústria ganhará com o beneficiamento do mesmo na produção de farinhas e óleos para ração.

farolossadas03Para a maioria dos comerciantes presentes a iniciativa se mostrou positiva, pois precisavam deslocar funcionários para realizar este descarte e sentiam na consciência o desperdício do produto pela falta de uma indústria que o aproveitasse, com esta parceria gerando para eles a economia de tempo e trabalho.

De acordo com a Engenheira Sanitarista da Prefeitura, Aurea Soares de Campos, o município tem buscado soluções sustentáveis como esta em diversos setores, já existindo uma empresa de coleta de pneus velhos e procurando ainda o retorno da coleta seletiva de lixo que precisa de um trabalho amplo de reeducação social.