Primeira Conferência do Meio Ambiente

ambienteA problemática dos resíduos sólidos vem há muito tempo, sendo adiada por alguns governantes brasileiros, entretanto, o governo federal através da Lei 12.305/2010, Instituiu a “Política Nacional de Resíduos Sólidos” e que dispõem sobre os princípios e objetivos da política se tornando um instrumento com diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público.

Em atendimento ao Ministério do Meio Ambiente e à SEMA, o município de Água Boa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento, em conjunto com o Conselho Municipal do Meio Ambiente, realizou a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, cujo tema foi justamente os Resíduos Sólidos. A conferência foi estrutura em 04 eixos de discussão, sendo eles: Eixo I – Produção e Consumo Sustentável; Eixo II – Redução dos Impactos Ambientais; Eixo III – Geração de Emprego e Renda; Eixo IV – Educação Ambiental e Financiamento. Dessas discussões foram elencadas 20 propostas, sendo 05 para cada eixo, que passarão a nortear as ações da Prefeitura Municipal e das Secretarias de Meio Ambiente e Infra - estrutura. Dessa Conferência foram eleitos 02 delegados que irão representar o município de Água Boa, na 3ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, que será realizada na cidade de Cuiabá, nos dias 11, 12 e 13 de setembro do corrente ano.

Entre as principais propostas elencadas na Conferência podemos citar:

• Elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos;
  • Elaboração e Implantação do Aterro Sanitário, seja de forma consorciada ou individual;
  • Instalação de pontos de entrega voluntária, para coleta de recicláveis;
  • Implantação da Coleta Seletiva;
  • Educação Ambiental de forma permanente nas escolas e na comunidade.

Porém, o que mais importa nisso tudo, é que não será possível realizar uma política de gerenciamento de resíduos sólidos sem o envolvimento real da comunidade, seja o cidadão comum (adultos, jovens ou crianças), sejam os empresários, agricultores, pecuaristas, servidores públicos ou o poder público. Essa é uma ação que precisa ser realizada por todos para que haja êxito. Precisamos salvar o planeta, cada um fazendo sua parte.ambiente 2ambiente 1