Palestra sobre Cooperativismo pode estimular a indústria de móveis na região do médio Araguaia.

Ascom/PMAB

Com apoio da Prefeitura de Água Boa, a Companhia do Vale do Araguaia, realizou na tarde desta segunda-feira (28), na Câmara Municipal, uma palestra sobre Cooperativismo.

O Analista Técnico e Consultor e Instrutor do SEBRAE Marcio Semprebom foi o convidado para falar sobre o tema.

No início da palestra um esclarecimento sobre a diferença entre Associações e Cooperativas na natureza dos dois processos:

- As associações têm por finalidade a promoção de assistência social, educacional, cultural, representação política, defesa de interesses de classe e filantropia.

As cooperativas têm finalidade essencialmente econômica e seu principal objetivo é viabilizar o negócio produtivo dos associados junto ao mercado.

De acordo com Pedro Zagonel da Companhia do Vale do Araguaia, a realização da palestra sobre o Cooperativismo, em Água Boa, teve entre os seus objetivos, difundir a idéia e estimular futuramente, o projeto de implantação de um pólo moveleiro na região do Médio Araguaia.

A Companhia do Vale do Araguaia possui atualmente um dos maiores projetos de cultivo de Teca, madeira nobre e de qualidade incomparável para a fabricação de móveis.

Em Água Boa são aproximadamente 7.000 hectares plantados. Diante deste potencial de produção de madeira, a Empresa quer amadurecer a idéia de um centro de fabricação de móveis. “É um projeto perfeitamente viável. Nossa empresa já caminha para a implantação da de sua serraria. Muito em breve, iniciaremos a industrialização da nossa produção de Teca. Se o corte será feito aqui em Água Boa, porque não aproveitar a oportunidade para fomentar a fabricação de móveis aqui mesmo. A nossa iniciativa de realizar a palestra sobre o Cooperativismo poderá ser uma alternativa para unir os empresários, em torno de oportunidades e um projeto bastante rentável”. Comentou Pedro

Estiveram presentes a palestra, o prefeito de Água Boa Mauro Rosa da Silva, secretários municipais, o presidente da câmara Ari Zandoná, vereadores, marceneiros da região e convidados. “Quero parabenizar a Companhia do Vale do Araguaia pela iniciativa de estimular o setor da indústria de móveis em nossa região. Será mais uma opção de valorização de mão de obra, geração de emprego e renda. A produção de Teca do município é uma das maiores do estado. Se a matéria a prima está à disposição, então, porque não aproveitá-la aqui mesmo. Sabemos que, atualmente, as fábricas de móveis do mundo inteiro estão atrás de uma madeira tão nobre como é a Teca. Acredito muito na idéia. O momento é de organização, portanto, a palestra foi muito interessante e esclarecedora em todos os seus aspectos”. Disse o prefeito Mauro