Projeto de Piscicultura Entrega Alevinos a Pequenos Produtores

alevino02Aconteceu na manhã de quinta-feira, dia 27 de novembro, no parque de exposições Antônio Tura, a solenidade de entrega dos primeiros alevinos, pequenos peixes recém-nascidos, do Projeto de Piscicultura da Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura Municipal.

alevino03No momento estiveram presentes o Secretário de Administração Luiz Omar Pichetti, representando o Prefeito Maurão, o Gerente Municipal de Agricultura e Pecuária Alci Zandoná e o Engenheiro de Pesca do Projeto Jailson Baumgartner, além dos pequenos produtores beneficiados.

alevino01De acordo com Pichetti, o trabalho da Prefeitura Municipal através de sua Secretaria de Desenvolvimento é dar o incentivo necessário ao pequeno produtor rural da agricultura familiar interessado em diversificar as atividades de sua propriedade, gerando o desenvolvimento de seu negócio e também do município.

Segundo o Sr. Alci, este é um projeto de médio em longo prazo, onde a primeira etapa foi a seleção dos interessados em condições de receber o projeto, na segunda foram abertos os tanques e preparada a tecnologia da água, enquanto neste momento é feito a soltura dos alevinos e daqui pra frente o acompanhamento da produção.

alevino04O Engenheiro Jailson explica que para este projeto foram escolhidas as espécies “Piau” e “Tambatinga”, seguindo as orientações da lei ambiental para as espécies da região e também, observando a capacidade de aceitação do peixe no mercado.

O local de entrega dos peixes aconteceu no parque de exposições por volta das 9h00min, onde cada agricultor familiar ficou responsável pela adaptação dos seus alevinos em seu tanque, tendo aproximadamente 2 horas de prazo para fazer a soltura dos mesmos.