Plano Municipal de Educação Passará por Revisão

PME02A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEC) irá começar os trabalhos de revisão, adequação, acompanhamento e avaliação do Plano Municipal de Educação (PME), seguindo adequando o Plano Municipal com os Planos Nacional e Estadual, já aprovados em suas instâncias.

O Plano Municipal de Educação de Água Boa, existe desde 2004  completando sua vigência em 2014. Agora deve passar por uma reavaliação, entrando em concordância com as novas realidades e servindo para os próximos dez anos, estabelecendo metas anuais até 2024.

Para isso foi elaborada uma comissão através de Decreto Municipal nº 2698 de 24 e setembro de 2014, que reúne várias representações como membros de conselhos, profissionais da Educação, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP), Ministério Público, pais de alunos, Poder Legislativo, Conselheiros da Educação e do FUNDEB.

A comissão deverá estudar o plano anterior, verificando seus pontos positivos e negativos, aquilo que foi sucesso e o que não atingiu as expectativas nos últimos dez anos, debater sobre as melhorias e adaptações as novas realidades e promover fóruns e reuniões com escolas e sociedade para apresentar ideias e reconhecer anseios.

O Secretário de Educação, Esporte e Cultura Agnaldo Lansoni afirma que a equipe poderia iniciar os trabalhos no próximo ano, mas optaram por adiantar a avaliação técnica para outubro de 2014, pretendendo chegar às escolas e bairros no ano que vem com uma audiência pública por volta de fevereiro e encaminhamento a câmara para aprovação até o prazo de25 de junho de 2015.

O Planejamento de metas, ações e avaliações de resultados é um trabalho que vem sendo desenvolvido em diversas áreas de gestão pelo mundo, indicado para esferas públicas, empresarial e até domésticas, fazendo parte da reforma administrativa intelectual que vem se aperfeiçoando ao longo dos anos.