Água Boa - MT

Água Boa, município que se destaca na região noroeste do Mato Grosso conhecida como Vale do Araguaia, por seu desenvolvimento ordenado e sua qualidade de vida acima da média, sendo conhecida por sua enorme quantidade de gado, além de se projetar no setor da agricultura (soja e milho) e na diversificação produtiva como a do ramo arbóreo com as culturas da teca e da seringueira, bem como setores consideráveis na piscicultura, na bacia leiteira e no trabalho do pequeno produtor familiar.

"Um Município de Negócios e Investimentos"

Cidade pacata de ruas largas e urbanização planejada, palco de uma constante expansão física e estrutural com diversos loteamentos novos, residenciais e industriais, com 100% das vias dotadas de asfalto, meio fio e iluminação, além de pontos estratégicos como praças de lazer, esporte e cultura, academias públicas ao ar livre e roteiros calçados para caminhada, sendo cenário de uma arquitetura moderna, tanto dos prédios públicos quanto das residências privadas, gerando a apreciação de moradores e visitantes.

"Um lugar Bom de se Viver"

Em consequência de seu desenvolvimento surge o status de polo regional, tanto pela agregação de importantes serviços quanto pelo alto nível de qualidade dos mesmos, como nos mostram diversos índices: Nas metas da educação básica, atingida e ultrapassada antes do prazo de 2017; Na administração pública, considerada pelo FIRJAN 2014 a primeira e única do estado com conceito de excelência em gestão fiscal; Na saúde, pela referência do Hospital Regional Paulo Alemão que atende 11 municípios circunvizinhos do Consorcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia (CISMA) e pela avaliação da atenção básica classificada como “muito acima da média” pelo Ministério da Saúde em 2015; Além da presença comercial de grandes empresas e marcas que movimentam o agronegócio.

Dentre as festividades e eventos sociais, se destacam na cidade o Carnaval Municipal, Pascoa, as Festas Juninas de escolas e comunidades rurais, Grupo Junino de Quadrilha, Expo Geek, Dia dos Pais com pescaria entre pais e filhos, Miss Água Boa, Desfile Cívico Municipal, EXPOVALE, Natal Iluminado e diversas promoções de entidades ao longo do ano.

Enfim, um jovem e pequeno centro de oportunidades, mas que já carrega uma história de sucesso e prosperidade, com grandes ambições e objetivos, e que vem crescendo no coração do Brasil.

Água Boa, quem conhece se apaixona!

Aspectos Gerais

Data de Fundação do Município: 09/07/1975

Data da Emancipação Política do Munícípio: 26/12/1979

Aspectos Geográficos

Clima: Localizada em uma região de clima Tropical, a temperatura média anual é de 30°C com correntes de ar frio, vindos da Região Sul do país, nos meses de Junho a agosto. O clima do município é classificado como AW.

Regime Pluviométrico: Período das secas: maio a agosto. Período das águas: setembro a abril, apresentando uma pluviosidade média entre 1.800 a 2.200 mm anuais.

Altitude: 430 m acima do nível do Mar

Superfície: 7.484 Km²

Relevo: É constituído por uma formação de planalto denominada Serra do Roncador, pela planície denominada Depressão do Araguaia e por planícies da Bacia do Xingu. O relevo predominante é suavemente ondulado, ocorrendo em menor escala o relevo plano e ondulado. Eventualmente ocorre relevo montanhoso.

Solos: O solo predominante no município é o Latossolo Vermelho Amarelo entre 20 e 40% de argila. Também são encontrados Lateríta Hidromórfica, Solos Cocrecionários, Latossolo Vermelho Escuro, Areia Quartzosa entre outros.

Hidrografia: Estando o município de Água Boa assentado sobre a Serra do Roncador, serve está de divisor de águas das bacias do Rio Araguaia e Xingu, sendo a primeira responsável pela drenagem da porção leste e a segunda da parte centro-oeste.

A Bacia do Araguaia é constituída pelo Rio das Mortes que drena toda a porção leste, desenvolvendo o seu curso no sentido norte-sul. Dentre os seus principais afluentes destacam-se os Rios Borecaia, Areões, Agua Suja e Curuá. O Rio das Mortes, banhando a Depressão do Araguaia, caracteriza-se como rio de planície e constituirá importante via de navegação a partir do início dos trabalhos da Hidrovia Rio das Mortes-Araguaia-Tocantins

Integram a Bacia do Xingu, neste município, o Rio Couto Magalhães (afluente do Culuene) que banha a porção ocidental da área, e o rio Sete de Setembro que serve toda a parte central do território.

Logística: Localizada às margens da BR 158, a cidade tem nesta rodovia sua principal ligação com o país. A futura implantação da FICO – Ferrovia da Integração Centro – Oeste, é um Projeto de Estado, aguardado com muita expectativa. O município deverá receber um terminal que atenderá a demanda regional por transporte de cargas e insumos.

O Aeroporto Municipal que atende a demanda do Vale do Araguaia.

Limites Geográficos:
Norte: Canarana/MT
Sul: Nova Xavantina/MT (Rio Areões)
Leste: Nova Nazaré/ MT
Oeste: Campinápolis/Paranatinga/MT (Rio Couto Magalhães)

Aspectos Populacionais:
Pessoas residentes:
 26.679 habitantes (IBGE/2021)
Eleição Municipal: 19.683 eleitores (TSE/jan2023)