Água Boa Alcança 61% de Aprimoramento no PDI do TCE

pdi prim sem 01Nesta quinta e sexta-feira, 16 e 17 de junho, aconteceu na sala de múltiplo uso da Prefeitura de Água Boa, a reunião de análise semestral do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI), uma plataforma de metas oferecida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) que ajuda a nortear a administração dos municípios.

pdi prim sem 02Participaram da reunião os Secretários Municipais: de Infraestrutura Caetano Rezende; de Administração Luiz Omar Pichetti; de Educação, Esporte e Cultura Agnaldo Lansoni; de Planejamento e Finanças Fabio Weiller; de Desenvolvimento e Meio Ambiente Germano Zandoná; de Saúde Jader Bahia; além de servidores e membros dos conselhos municipais.

pdi prim sem 03O Consultor do TCE e Facilitador do PDI Volmir Manhabosco mostrou aos gestores o painel de metas de Água Boa em 2015 e sua evolução no primeiro semestre de 2016, revelando um crescimento de 47% para 61% em apenas 06 meses de programação e ainda projetando um percentual acima dos 80% para o segundo semestre deste ano.

pdi prim sem 04O software do PDI contém um grupo de 41 indicadores de desempenho da administração pública, com metas como “melhorar a mobilidade urbana e rural”, “fortalecer a participação e o controle social”, “desenvolver a cultura socioambiental”, “melhorar a qualidade do ensino” e “elevar a qualidade de vida da população”.

Desde 2013 este sistema vem sendo configurado conforme a “missão” e a “visão” do executivo, estabelecendo metas para alcançar estes fins com excelência e sendo alimentado com informações pela equipe de cada setor, que observa de forma geral o gráfico de sua evolução, o que ajuda na tomada de decisões dos gestores.

Volmir salientou que é de costume dos brasileiros, ao assumirem uma missão construtiva, de saírem logo realizando, mas que é necessário investir algum tempo em planejamento, antecipando situações, verificando falhas conceituais, consultando estratégias, enfim, hábitos que estão colocando as localidades que os adotam em um caminho de sucesso.