Equipe da Saúde Municipal Recebe Atualização Sobre Hanseníase

estetoscopioA Secretaria Municipal de Saúde informa que segunda-feira à tarde, dia 10 de agosto, não haverá atendimento, pois todas as unidades municipais de saúde estarão fechadas, devido a um curso de atualização dos profissionais da saúde sobre a Hanseníase.

Já na terça-feira, dia 11, durante todo o dia, e na quarta-feira, dia 12, no período da manhã, o atendimento será parcialmente reduzido, sem a presença de médicos e enfermeiras, pois estes estarão participando de outras etapas específicas do curso.

A partir da quarta-feira a tarde, dia 12, o atendimento de todos os postos de saúde volta ao seu funcionamento normal, regularizando a partir de quinta-feira, dia 13, das 7h00min às 11h30min e das 13h30 as 17h.

O Enfermeiro e Coordenador da Vigilância em Saúde Heberson Mateus explica que esta atualização é muito importante e vem de encontro a um momento necessário, sendo que Água Boa tem registrado cerca de 80 casos da doença.

A Hanseníase é uma doença infecciosa crônica, também conhecida como “lepra”, causada por uma bactéria, a Mycobacterium Leprae, que atinge a pele e nervos periféricos e desenvolve sintomas como insensibilidade cutânea, manchas e feridas.

A Hanseníase tem cura e seu tratamento é via oral através de poliquimioterapia, sendo gratuito na rede básica de saúde, lembrando que é mais eficaz quanto mais cedo for diagnosticado e iniciado o tratamento.