Equipes da Saúde Municipal Recebem Conceito Acima da Média do MinS

mediasaude02mNesta quinta-feira, 27 de agosto, a equipe da Saúde Municipal realizou uma breve reunião para verificar a planilha de dados do Desempenho das Equipes cadastradas no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), do Ministério da Saúde (MinS).

mediasaude03mDe acordo com a Coordenadora Municipal da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Michele Quintana, Água Boa cadastrou inicialmente duas equipes no primeiro ciclo do programa e posteriormente as cinco Equipes de Saúde da Família (ESF) para serem avaliadas.

mediasaude01mMichele explica que estas equipes são formadas por médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de saúde bucal e agentes comunitários de saúde, atuantes nas Unidades Básicas de Saúde do município e responsáveis pelo bem estar da população local.

A certificação foi realizada em três eixos: Auto avaliação, Monitoramento dos Indicadores e Avaliação Externa, onde um grupo do Ministério da Saúde observou pessoalmente as instalações dos Postos, os equipamentos, a disponibilidade de medicamentos e a satisfação dos cidadãos.

A boa notícia é que Água Boa recebeu conceito “Muito Acima da Média” para a maioria das equipes, garantindo para o município um repasse ainda maior de recursos do Governo Federal, pois quanto melhor o serviço, maior o incentivo do programa.

Renato Beraldo, Secretário Municipal de Saúde, parabenizou suas equipes de trabalho e ressaltou que este conceito é resultado do esforço e entrosamento de toda a máquina que gere a saúde, superando obstáculos em cada setor para um resultado final satisfatório que, ainda assim não agrada a todos, mas motiva e mostra que estamos no caminho certo.