SEMA estende o período proibitivo das queimadas no Estado

queimadas01A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) prorrogou o período proibitivo de queimadas no estado, de 15 de setembro para 15 de outubro, com possibilidade ainda de nova prorrogação até novembro, devido às condições climáticas Matogrossenses.

Esta já é a segunda prorrogação da secretaria, onde a primeira havia sido estabelecida para o dia 30 de setembro, mas devido à falta de chuvas e a baixa umidade relativa do ar, a data foi reavaliada.

O Comitê do Fogo baseou sua decisão na previsão do tempo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que apontou a seca regional até o final de outubro, além da baixa qualidade do ar devido a fumaça.

De acordo com o delegado Vitor Hugo Teixeira, da Delegacia de Defesa do Meio Ambiente (DEMA) em Cuiabá, de julho até o momento foram abertos 16 casos para apuração de incêndio florestal e poluição, sem contar dados do interior do estado.

O INPE registrou até então 21.117 focos de incêndio, de janeiro até setembro. Em Água Boa a qualidade do ar se mantem estável em relação a anos anteriores em que a fumaça cobria a cidade, com alguns focos controlados nas redondezas.