Relatório do Mutirão da Dengue 2015

mutiraodengue2015 01Em outubro, a Prefeitura Municipal, através dos esforços em conjunto de suas Secretarias de Saúde, pela Vigilância em Saúde, Ambiental e Epidemiológica, bem como a Secretaria de infraestrutura, pela Gerencia de Urbanismo, realizaram o Mutirão de Combate a Dengue.

A ação contou com trabalhos de orientação, notificação e remoção dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, abrangendo todo o perímetro urbano da cidade e notificando conforme o relatório logo abaixo.

De acordo com a Bióloga e Técnica da Vigilância Celionaia Silva, apesar da prefeitura fazer este trabalho de prevenção dos focos, a Lei Complementar Nº 036/06 do Código Sanitário de Água Boa prevê como responsabilidade de cada morador a higiene de seu imóvel.

mutiraodengue2015É sabido que o crescimento de números de casos da doença está relacionado diretamente ao período chuvoso, quando aumentam os índices de infestação do mosquito transmissor, devido ao acúmulo de criatórios.

A Dengue é uma doença séria com cinco tipos diferentes de vírus que, conforme vão infectando um paciente, criam imunidade contra a vacina, causando complicações que podem levar a morte.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde Renato Beraldo, este ano foram registrados 251 Pré-diagnósticos de dengue, com apenas 40 casos confirmados por exame laboratorial, sendo considerada uma estatística estável.

Porém o numero cresceu em relação a 2014, onde a Secretaria Municipal de Saúde registrou somente 21 notificações da doença, sendo muito importante o cuidado constante da população, pois o mosquito é um problema crônico, destaca o Secretário.