CAPS I Realiza Atividades em Parceria com INSS e SINE

capsinsssine01 pNos dias 12 e 13 de novembro, quinta e sexta-feira, o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS I) de Água Boa, realizou em suas dependências um encontro informativo com as famílias e pacientes, em parceria com o Instituto Nacional do Segurado Social (INSS) e do Sistema Nacional de Empregos (SINE).

capsinsssine02 pO objetivo do evento para com os assistidos do CAPS é o de orienta-los para a reinserção social, o que veio ao encontro do próprio trabalho do INSS, de reconhecer e conceder direitos aos seus segurados, e do trabalho do SINE, de atender e orientar o cidadão à reintegração no mercado de trabalho.

capsinsssine03 p

Este mês o CAPS I também aderiu ao movimento mundial Novembro Azul, realizando orientações sobre a saúde do homem aos seus assistidos, tanto nas atividades corriqueiras da entidade, quanto nestes dois dias de evento.

As informações aconteceram através de palestras com a representante do INSS, Ariane M. Candido de Oliveira, a Representante do SINE, Hyleia Vieira Guimarães, bem como da Assistente Social do CAPS e responsável técnica Andréia de Fátima Pereira e do Doutor em Saúde do Homem Juan Stefano Lopes.

capsinsssine04 pO INSS esclareceu assuntos sobre aposentadorias por idade, invalidez, tempo de contribuição e especial, sobre os critérios para o benefício de prestação continuada (BPC), sobre os auxílios doença, reclusão e acidente, sobre o salário família, sobre a pensão por morte e sobre o serviço social e a perícia médica.

Já o SINE tratou sobre a emissão dos documentos pessoais, a carteira de trabalho e a de previdência social, sobre o alistamento militar, o titulo de eleitor, a guarda e o zelo dos documentos, a inserção no mercado de trabalho, a capacitação profissional e cadastro do trabalhador.