Saúde Realiza Mutirão da Dengue na Vila Serrinha

mutiraoserrinha01Nesta segunda feira, 01 de fevereiro, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde, da Vigilância Epidemiológica e alguns voluntários da comunidade realizaram um mutirão de inspeção de todos os quintais e lotes baldios da agrovila Serrinha.

mutiraoserrinha02Na ação foram recolhidos vários tipos de materiais rejeitados, muitos deles com grande potencial de acúmulo de água, propícios ao desenvolvimento e proliferação dos mosquitos transmissores da dengue, do Zika Vírus e da Febre Chikungunya.

mutiraoserrinha03Além deste mutirão, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Serrinha vem a tempo realizando trabalhos educativos, repassando informações sobre diversas doenças, visando à sensibilização da comunidade.

De acordo com a Enfermeira da UBS da Serrinha, Eliane Ferreira da Silva, a limpeza urbana é uma importante aliada ao combate de doenças transmitidas por vetores, especialmente por mosquitos, que atingem tanto zonas urbanas quanto rurais.

mutiraoserrinha04Infelizmente o trabalho de sensibilização é difícil, pois viemos de uma cultura onde, para muitos, jogar lixo por aí é normal, mas não podemos desistir de mudar essa realidade, pois acreditamos que através da educação em saúde os objetivos podem ser alcançados. As formigas são pequenas, mas quando juntas formam verdadeiros exércitos” - reforça Eliane.