Encerramento do Grupo de Tabagismo do Vila Nova

tabagismoVN01Inaugurado pela manhã nesta terça feira, 29 de março, o novo posto de saúde do setor Vila Nova já manteve todas as suas atividades normais, incluindo a reunião de encerramento do Grupo de Combate ao Tabagismo do setor Vila Nova.

O programa antitabagismo faz parte do projeto do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as unidades de saúde de cada bairro, voltado para fumantes que desejam largar o hábito e a dependência de fumar.

tabagismoVN02O trabalho consiste em reuniões por um período de 12 semanas, onde os pacientes fazem um exame do nível de dependência e recebem adesivos de nicotina para suprir a necessidade química, restando então o trabalho de mudança dos hábitos.

A senhora Natal tem substituído o filete de tabaco entre os dedos por cubinhos de cenoura crua, pedaços de frutas e até mesmo apela para o sorvete as vezes, revelando que qualquer coisa serve, mas o que conta mesmo é a força de vontade para largar o cigarro.

O Sr. João começou a fumar aos nove anos de idade e, até então com 59 anos, fumava cerca de 40 cigarros por dia, já estando a três meses sem fumar, desde que começou a frequentar o grupo, onde surpreendeu ao abrir mão dos adesivos.

Muitos outros casos podem ser relatados como da senhora Tereza e do senhor José, um casal que parou de fumar juntos. Já Célio, membro do grupo do Vila Nova, conta que ainda não parou, mas diminuiu e tem esperança de conseguir quando terminar as etapas.

tabagismoVN03O trabalho de combate ao fumo do NASF já existe há vários anos, mas atualmente conta com seis grupos formados e encerrados pela cidade, desde a sua formação de profissionais da saúde mais recente.

Atualmente o grupo conta com a Assistente Social Sandra Damann, a Terapeuta Ocupacional Carolina Hamo, a coordenadora do NASF Cássia Moura, o Nutricionista Pedro Guimarães, o Educador Físico Yuri Rodrigues e a Psicóloga Fabiana Martello.

Fabiana explica que este trabalho de combate ao tabagismo ainda está em desenvolvimento e tem detalhes que precisam ser implementados como o pós tratamento ou a atenção as recaídas, mas que as equipes das unidades estão ali para ajudar também nesses casos.