Os Números Epidemiológicos na Cidade e no Estado

vetores01A vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde adverte sobre a evolução dos gráficos dos dados epidemiológicos nos casos de suspeita de dengue, zika e chikungunya em Água Boa e no estado.

vetores04De acordo com o último levantamento oficial do portal da saúde, de 26 de março, Água Boa tem 735 casos suspeitos de dengue, diante de 17.225 casos em Mato Grosso; 956 notificações suspeitas de zika vírus, frente a 15.804 no estado; e 20 suspeitas de chikungunya, frente a 810 estaduais.

Entre os casos de óbito em todo o estado estão registradas 06 ocorrências, sendo 02 mortes confirmadas e 04 estando sob investigação através de exames, enquanto Água Boa detém 01 destes casos investigados, de um falecimento em março deste ano.

vetores02O Enfermeiro da Vigilância Municipal Eberson Mateus explica que a confirmação precisa das doenças é feita através de exames, encaminhados para Cuiabá e, em alguns casos, reencaminhados para São Paulo, onde estão os poucos laboratórios especializados do país.

Mateus observa que existem exames que foram encaminhados ainda em dezembro de 2015, mas que ainda não retornaram com os resultados, devido a distância e ao volume sobrecarregado daqueles laboratórios.

vetores03Desta forma, antes mesmo da confirmação da doença, o tratamento do paciente já é iniciado, sendo de extrema importância a seriedade diante da enfermidade e a busca por auxilio das unidades de saúde, que estão preparadas para este atendimento.

Enquanto isso, na área de prevenção, mesmo com o encerramento das chuvas a Secretaria Municipal de Saúde segue os trabalhos de combate aos vetores, vistoriando e notificando focos, realizando bloqueios vetoriais através de dedetização, orientando a população e disponibilizando as caçambas de coleta de resíduos da infraestrutura.