P.A. Jaraguá Recebe Mutirão da Saúde e Serviços Públicos

mutiraojaragua01Como já vem sendo realizado todos os anos pela iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Água Boa mobilizou suas outras secretarias e desenvolveu, no dia 08 de junho, quarta-feira, mais um mutirão da saúde e serviços públicos, atendendo a população do projeto de Assentamento Jaraguá, há aproximadamente 50 km da zona urbana do município.

mutiraojaragua03Com alguns serviços instalados no pavilhão de festas da comunidade e outros feitos na unidade de saúde, foram realizados atendimentos médicos, odontológicos, coletas de exames preventivos, vacinação, triagens e agendamentos externos, além de orientações sobre saúde bucal e emissões do cartão do SUS.

mutiraojaragua04O mutirão itinerante ainda ofereceu a população orientações e procedimentos da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, sobre o bolsa família, o Cadastro Único, o CRAS e o CREAS, sobre o Conselho Tutelar, além de cortes de cabelo e área de recreação para as crianças.

mutiraojaragua02O objetivo dos mutirões itinerantes é o de descentralizar os serviços públicos e disponibilizar os trabalhos rotineiros da zona urbana para as comunidades distantes do campo, promovendo a manutenção da saúde e dos direitos civis daqueles cidadãos, contribuindo para a qualidade de vida uniforme de todo o município.

mutiraojaragua06Para a Assistente Social da Saúde Municipal, Lisiane Figueiró, o trabalho itinerante pode até parecer uma iniciativa simples que demanda praticamente o deslocamento dos profissionais, mas tem uma representação importante para o cidadão rural que muitas vezes deixa sua saúde e direitos de lado em função do tempo e da distância.