Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea

doeVisando a conscientização à doação de medula óssea foi criada a Lei 9.807/12, de autoria do Deputado Estadual Ondanir Bortolini “Nininho”, que institui a Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea, no período de 22 a 28 de maio. Em Mato Grosso existem aproximadamente 38 mil doadores cadastrados no REDOME - Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea sob responsabilidade do INCA – Instituto Nacional do Câncer, porém é necessária a ampliação e diversificação contínua no banco de dados para garantir assim uma chance maior de salvar vidas. Os principais beneficiados com o transplante são os pacientes com leucemia, linfomas e doenças autoimunes.

Para ser doador de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade. É necessário ainda que os doadores mantenham o endereço e telefone sempre atualizados para facilitar a localização, em caso de compatibilidade.Não há custos financeiros e nem risco a saúde para o doador de medula óssea.

Em Mato Grosso, existe apenas o MT Hemocentro, habilitado para receber as amostras, que fica na Rua 13 de Junho, 1055, Bairro: Porto em Cuiabá, e funciona de segunda à sexta-feira, das 07h às 17h30. Com o intuito de maximizar as coletas o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso – COSEMS/MT, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso e a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso estão engajados a fim de credenciar e habilitar junto ao INCA, unidades de saúde no interior do Estado.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde de Água Boa e Secretário Geral do COSEMS/MT Jader Bahia,  precisamos ampliar e facilitar o acesso do doador ao banco do REDOME, descentralizando a coleta para as 16 regiões de saúde do Estado, eliminando as dificuldades de deslocamento dos munícipes de localidades mais longínquas.