1ª Conferência Estadual da Saúde da Mulheres

IMG 20170606 WA0129 SmallFoi realizada no período de 6 a 8 de junho de 2017, em Cuiabá, a 1ª Conferência Estadual de Saúde da Mulher, sob organização do Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso – CES/MT, reunindo mais de 700 conselheiros municipais e entidades de defesa dos direitos da mulher.

O evento foi realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, e teve na abertura a palestra sobre “Desafios para a Integralidade com Equidade”, proferida pela mestra da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Maria Madalena Rodrigues, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relação de Gênero.

Foram ainda debatidos temas abordando o Reflexo da Economia e do Meio Ambiente do Estado, bem como do Trabalho na Vida e Saúde da Mulher e a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. No dia 8 de junho, no encerramento da 1ª Conferência Estadual, foram apresentadas as experiências bem-sucedidas de organização social e desenvolvimento de projetos voltados para a saúde da mulher em Mato Grosso, além da avaliação de propostas estaduais e nacionais para avançar na política pública para mulheres e participação social, além de eleição de delegados.

O munícipio de Água Boa foi representado pelas delegadas Cassia Moura e Odeny Perego eleitas na Conferência Municipal da Saúde da Mulher realizada em Água Boa, sendo que Odeny Perego foi eleita delegada estadual e participará da Conferência Nacional da Saúde da Mulher. Esteve presente também no evento o Secretário Municipal de Saúde de Água Boa e Secretário Geral do Cosems/MT Jader Bahia, que compôs o dispositivo de autoridades na abertura do evento.

IMG 20170610 WA0000 Small    IMG 20170610 WA0001 Small

De acordo com a conselheira do CES/MT, Ana Maria Boabaid, a Conferência possibilitou a definição de diretrizes para a atenção integral à mulher na rede pública de saúde, a partir de propostas apresentadas pelos conselheiros municipais e entidades representativas dos segmentos sociais organizados. “Essa é a função do Conselho Estadual, acompanhar e avaliar a execução das ações da saúde, e aos conselheiros cabe o papel de formular prioridades da política do Sistema Único de Saúde (SUS) em conjunto com a equipe de saúde da gestão governamental,” destacou a conselheira.