Secretaria Municipal de Saúde Avança com Projeto Pioneiro de Avaliação Nutricional de Alunos de Escolas Públicas Municipais

3Iniciado no dia 17 de maio, e em pleno vigor, avança o Projeto pioneiro de avaliação nutricional de alunos de escolas públicas municipais rurais, inclusive as indígenas.

O Projeto de iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa, conta com a parceria e apoio da Secretaria Municipal de Educação de Água Boa e Polo Base do Dsei Xavante em Água Boa. Nesta primeira etapa, estão sendo avaliados alunos na faixa etária de 4 a 8 anos de idade.

O objetivo do projeto é o levantamento de dados, propiciando a identificação do estado nutricional das crianças em idade escolar, a fim de que seja possível planejar ações de promoção à saúde e prevenção de doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial, observa o Secretário Municipal de Saúde Jader Bahia.

1        2

A frente das ações a Nutricionista Thayana Mundim e o Educador Físico Iury Rodrigues integrantes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, destacam que através da avaliação antropométrica (peso e altura), ou seja, a medição das variações das dimensões físicas e a composição global do corpo humano será possível orientar e conhecer o estado nutricional dos alunos, direcionando o diagnóstico sensível e específico dos padrões normais ou alterações do processo de crescimento e desenvolvimento e, portanto, a avaliação do processo nutrição e saúde.

Nesta etapa do projeto, somente as escolas rurais, inclusive as indígenas, serão avaliadas por estarem mais distantes da sede, e por consequência possuírem maior dificuldade de acesso a orientações e acompanhamento técnico.