Secretaria de Saúde fez campanha para avaliar casos suspeitos de hanseníase

A doença tem cura e o tratamento é gratuito pelo Sistema Único de Saúde

saudeA secretaria municipal de saúde realizou no último final de semana a Campanha de Prevenção e Combate a Hanseníase (Avaliação de Casos Suspeitos).

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por bactérias e infelizmente atingem milhares de pessoas todos os anos, em todas as classes sociais.

 O Objetivo da campanha é identificar o mais rápido possível os casos suspeitos, para em seguida encaminhá-los para avaliação e definição do diagnóstico.

A doença tem cura e o tratamento é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quanto mais cedo for o diagnóstico, mais eficaz será tratamento. A redução de possíveis novos casos é resultado das ações voltadas à prevenção e eliminação da doença.

Durante a campanha a secretaria de saúde de Água Boa atendeu 85 pessoas. Mas é importante destacar que o serviço de orientação para o combate a hanseníase é continuo na rede municipal.

Ainda no final de semana que passou e dentro da campanha de luta contra as Hepatites Virais, que mundialmente acontece dia 28 de julho, a secretaria de saúde realizou 108 testes de hepatite (B, C). O Dia Mundial das Hepatites oferece uma oportunidade para a conscientização do risco da doença, mas principalmente, da importância da prevenção e da procura pelo diagnóstico e tratamento.

Além dos testes, a secretaria municipal de saúde vacinou gratuitamente 25 pessoas contra hepatite B.