concursobanner

A Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa e o CAPS I aderem a Campanha do Setembro Amarelo

CAPAOs números são estarrecedores a cada 40 segundos uma pessoa morre vítima do suicídio em algum lugar do mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ele é a maior causa de mortes em jovens de 15 a 29 anos, e acredita-se que para cada adulto que põe fim à própria vida há mais de 20 que tentaram.

O câncer, a AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) há duas ou três décadas eram rodeadas de tabus e viam o número de suas vítimas aumentando a olhos nus. Foi necessário o esforço coletivo, para quebrar esses tabus, falando sobre o assunto, esclarecendo, conscientizando e estimulando a prevenção para reverter esse cenário.

Um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas é o suicídio. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não vêem os sinais de que uma pessoa próxima está com idéias suicidas.Capa Site Setembro Amarelo 2015

Segundo a OMS, 09 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário à pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta. Mas como buscar ajuda se sequer a pessoa sabe que ela pode ser ajudada e que o que ela passa naquele momento é mais comum do que se divulga? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou parente se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada?

No intuito de alertar a população a respeito dessa realidade no Brasil e no mundo é que em 2014 deu- se início à campanha pontual do “SETEMBRO AMARELO” e com objetivo direto de orientar e esclarecer a SMS e o CAPS I aderem novamente esta campanha e desenvolvem ações preventivas e de orientação sobre a problemática atual através de palestras e de divulgação de material impresso. Suicídio... É possível preveni-lo, falar é a melhor solução!

Se você estiver lendo esse material e esteja passando por situações semelhantes ou conhece alguém que esteja, não tenha medo de procurar ajuda, procure os SERVIÇOS DE SAÚDE do município, CAPS,

Ambulatório de Psicologia, NASF, ESF’s e UBS.

e-max.it: your social media marketing partner