Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha de Vacinação contra Influenza

O início da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza tipo B, H3N2 e H1N1, em todo país, está marcado para iniciar em 23 de abril, seguindo até 1º de junho, sendo que, o dia Nacional de Mobilização dia “D”, ocorrerá no sábado dia 12/05/2018 nas Unidades de Saúde da Família da área urbana, das 08:00 às 17:00 horas sem intervalo para almoço. O público-alvo prioritário seguirá a mesma indicação das edições anteriores, ou seja, Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos e mais de idade, trabalhadores da saúde, pessoas de 5 a 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e professores que estão inseridos em sala de aula.

Transmissão – A gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. Os anticorpos formam-se cerca de 10 a 15 dias após a vacinação e raramente duram mais que 12 meses. A transmissão do vírus ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. Lave sempre as mãos com água e sabão, se possível leve sempre um frasco em álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam livres dos germes, nunca compartilhe utensílios de uso pessoal como toalhas, copos, talheres e travesseiros.

Aplicação de doses da vacina acontecerá entre 08 e 17 horas e faz parte da programação da Vigilância Epidemiológica Municipal.

Para mais informações entre em contato pelos telefones 3468-5500/5511.