SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE: AÇÕES INTENSIFICADAS NO MÊS DE JULHO, “MÊS DE LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS” – JULHO AMARELO

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite pode ser definida como a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. É uma patologia silenciosa que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No Brasil as hepatites virais mais comuns são as causadas pelo vírus A, B e C.

Visando o diagnóstico precoce a Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa – SMS/AB promoveu a “CAMPANHA DE LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS”, chamada nacionalmente como “JULHO AMARELO” contando com ações desde o inicio do mês, com orientações e realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, sendo que, foram contabilizados 224 testes.

De acordo com a Coordenadora da Vigilância em Saúde da SMS/AB Enfermeira Odeny Perego, “Diferente das edições anteriores, esse ano foi promovido uma ação voltada para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde, um olhar diferenciado do Secretário Municipal de Saúde Jader Bahia para com a saúde dos seus colaboradores visando o bem estar e valorização dos profissionais.” As ações se pautaram na verificação da situação vacinal, exames de comprovação de imunidade contra o vírus da Hepatite B naqueles que já haviam recebido as 3 doses da vacina há mais de 6 meses como preconizado pelo Ministério da Saúde, os que não tinham o esquema ou não estava completo a realizar a vacina e posteriormente será realizado o exame, concluiu a coordenadora.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que todas estas abordagens estão disponíveis nas Unidades de Saúde Municipais. Para sanar qualquer dúvida procure a unidade de seu bairro, ou a Coordenação de Vigilância em Saúde localizada no Centro Municipal de Saúde, na Avenida Tropical, Nº 344, Centro.