Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e Sarampo Continua até 14 de Setembro

A Prefeitura de Água Boa e Secretaria Municipal de Saúde informam que o prazo para vacinação contra pólio e sarampo foi prorrogado até o dia 14 de setembro.

De acordo com Secretário Jader Bahia a prorrogação do prazo da campanha é uma orientação do Ministério da Saúde que pretende aumentar o índice de cobertura vacinal em todos os municípios brasileiros, onde os índices não foram suficientes. “É uma grande oportunidade para os pais garantirem a imunização dos filhos e evitarem possíveis transtornos no futuro. Pedimos as famílias de Água Boa que ainda não vacinaram os filhos que, compareçam aos postos de saúde levando o cartão de vacina e aproveitem mais essa oportunidade. É importante para o município cumprir com sua meta”. Comenta Jader

Pelos dados preliminares do Ministério da Saúde, a média nacional de vacinação está em torno de 88%.  Devem ser imunizadas contra a poliomielite o sarampo crianças de 01 ano a 04 anos, 11 meses e 29 dias. Até o momento, mais de 1,3 milhão de crianças não receberam o reforço dessas vacinas. A recomendação é que estados e municípios façam busca ativa para garantir que o público-alvo da campanha seja imunizado.

 

Começa a segunda etapa de vacinação contra o vírus HPV

O Ministério da Saúde iniciou nesta terça-feira (04/09) uma campanha para impulsionar a vacinação de adolescentes contra o HPV (papilomavírus humanos). A convocação tem como alvo 20,6 milhões de meninas de 9 anos a 14 anos e meninos de 11 anos a 14 anos. Eles devem ir aos postos de saúde para se imunizarem pela primeira vez ou tomar a segunda dose da vacina e completar a proteção contra o vírus.

Na etapa anterior de vacinação, 63% das meninas de 09 anos a 14 anos foram imunizadas com a primeira dose, e 41% das crianças receberam a segunda dose. No caso dos meninos, apenas 35,7% do público-alvo, cerca de cerca de 2,6 milhões, receberam a primeira dose. Para a segunda dose, o número é ainda menor: 13%, pouco mais de 911 mil.

O papilomavírus humanos, popularmente conhecido como HPV, é sexualmente transmissível e infecta pele e mucosas da boca ou das áreas genital e anal provocando verrugas e diferentes tipos de cânceres em homens e mulheres; como os de colo do útero, anal, pênis, vagina e orofaringe. Segundo a pasta da Saúde, cerca de 30% dos tumores provocados por vírus no mundo são causados pelo HPV.  ( Fonte Ministério da Saúde)