Secretaria Municipal de Saúde. Avaliação das atividades “Setembro Amarelo”

O Setembro Amarelo foi uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. No Brasil.

Como Plano de Ação de Enfrentamento ao Suicídio a Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa/MT através dos serviços de referência de Saúde Mental, CAPS I – VIDA NOVA e Ambulatório de Psicologia realizaram uma agenda de Ações Estratégicas assumidas no contexto “Setembro Amarelo”, cujas ações se estenderam aos profissionais de saúde e à comunidade.

10/09/2018 – “Encontro Intersetorial de Prevenção ao Suicídio” – Cuiabá/MT, promovido pela Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde; Coordenação de Ações Programáticas e Estratégicas; Vigilância Epidemiológica; Assessoria de Comunicação – SES.

11/09/2018 – Realização de Visita Técnica ao Centro Integrado de Assistência psicossocial – CIAPS ADAUTO BOTELHO em Cuiabá/MT.

18/09/2018 – Mutirão da Saúde no PA Santa Maria – CAPS I;

20/09/2018 – Intervenção no Grupo Amor Exigente – CAPS I;

27/09/2018 – “I Encontro Inter setorial de Prevenção ao Suicídio” – profissionais de saúde com a presença do Professor e Ms. Elias Marcelino da Rocha, docente da UMT/Campus do Araguaia;

28/09/2018 – Intervenção com alunos do SENAC – Ambulatório de Psicologia e CAPS I;

28/09/2018 – Intervenção com pacientes e familiares da Unidade CAPS I.

Além das atividades pontuais acima citadas, foram realizadas durante todo o mês de setembro orientações preventivas e de alerta durante os atendimentos regulares nas Unidades de Saúde, com entrega de material informativo, folders, bem como indicações da Rede de Atenção Psicossocial de referência.

Fonte: Coordenadoria de Saúde Mental da SMS de Água Boa