SAÚDE: Atenção e Dedicação as Gestantes

Foi realizado na última quarta-feira (13/02), na Unidade de Saúde ESF Central, o primeiro encontro do ano, com as gestantes residentes na área de abrangência da unidade.

O valoroso Grupo de Gestantes visa complementar a assistência ao Pré Natal, de forma a promover a saúde das participantes e fortalecer a relação e a comunicação entre usuários e equipe.

De acordo com a enfermeira e gestora da unidade Michele Quintana, a saúde da mulher tem sido um campo de grande preocupação e discussão ao longo de várias décadas, visto que a vivência gestacional é um período muito peculiar, e o nascimento do filho é uma experiência única, portanto merecem ser tratados de forma singular e especial.

A mulher, durante a gestação está vulnerável, exposta a múltiplas exigências, vivenciando um período de adaptação ou reorganização corporal, bioquímica, hormonal, familiar e social e assim merece atenção especial cita o médico da unidade Daniel Hipólito.

Segundo o Secretário de Saúde Jader Bahia a atenção obstétrica e neonatal deve ter como características essenciais a qualidade e a humanização. É nosso dever fornecer serviços de saúde acolhedores e dignos a mulher e ao recém-nascido. Assim, fomentamos capacitações profissionais periódicas e a interlocução multiprofissional, de forma a incrementar e solidificar as ações de assistência à saúde e especialmente ás gestantes. Ainda, neste dia o grupo contou com a presença da Psicóloga Manuella Napoles, nova integrante do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, que realizou o intercâmbio de experiências e conhecimentos, com o objetivo de promover a compreensão do processo de gestação. Ressaltamos que as atividades acontecem mensalmente na referida unidade. Fonte Sec. Saúde