SAÚDE: Apoio Psicológico aos Acolhidos do Lar da Criança

Fundada há quase 19 anos, a Associação Beneficente Lar da Criança de Água Boa, é uma instituição de caráter filantrópico que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, sendo alguns com medidas protetivas.

De acordo com Eberson Mateus dos Santos, Vice-Presidente do Lar da Criança, atualmente a instituição conta com 19 acolhidos, entre recém-nascidos, crianças e adolescentes. Estes, foram afastados de suas famílias por motivos diversos, como vítimas de violação de direitos que sofreram ou passaram por maus tratos, abandono familiar ou violência física e sexual, acrescenta Eberson.

A instituição, além de acolher crianças e adolescentes de Água Boa, recebe encaminhamentos de municípios vizinhos que não contam com este tipo de instituição, como Nova Nazaré, Cocalinho e Nova Xavantina. Portanto, vale lembrar o papel social desempenhado de suma importância desta instituição, que promove ações beneficentes, e contam sempre com o apoio voluntário da sociedade de Água Boa, além dos convênios com os poderes públicos.

De forma a dar suporte e assistir integralmente aos acolhidos, a Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa iniciou neste ano, parceria com o Lar da Criança, disponibilizando atendimento psicológico as crianças e adolescentes da instituição, com a inserção e acompanhamento da Psicóloga Ana Lídia Mendonça Rodrigues na rotina dos acolhidos. Para o Secretário Municipal de Saúde Jader Bahia, o acompanhamento psicológico disponibilizado potencializa o trabalho multidisciplinar, complementando o apoio oferecido aos infantes e adolescentes, de forma que os acolhidos vençam possíveis traumas e retomem o rumo normal de suas vidas.

Seja um colaborador. Visite o Lar da Criança. Endereço: Rua 18 com Rua 07, Centro, Água Boa/MT.