SECRETARIA DE SAÚDE AJUDA A VENCER O TABAGISMO

cinzeiroA Prefeitura Municipal de Água Boa, através da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), está promovendo semanalmente no ESF Vila Nova, acompanhamento com pacientes que possuem o desejo de parar de fumar.

Para a realização desse tratamento o Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (INCA), lançou o Programa Nacional de Controle do Tabagismo, tendo como principal objetivo prevenir a iniciação no consumo de derivados do tabaco entre crianças e adolescentes, bem como estimular o abandono do fumo entre os já dependentes do cigarro.

O tratamento do tabagismo é realizado semanalmente, através de terapia em grupo com a equipe multidisciplinar do NASF que conta com Nutricionista, Psicóloga, Educador Físico, e toda a equipe do ESF Vila Nova. O método pretende motivar e preparar os fumantes a interromper o uso do cigarro através de atendimento em grupo ou individual e utilização de forma adequada ao apoio da farmacoterapia (como os adesivos de niquitin).

A necessidade de se investir esforços para apoiar os fumantes a deixar de fumar é cada vez mais evidente. É crescente o número de fumantes que procuram esse apoio estimulado por um contexto social cada vez mais desfavorável ao consumo de tabaco.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que cerca de 200 mil pessoas morrem diariamente em decorrência de doenças ligadas à exposição ao cigarro.

Mais informações na Secretaria de Saúde pelo telefone 66 3468 5500.