Conhecendo o Trabalho do CAPS

CAPS01O Centro de Atenção Psicossocial de Água Boa (CAPS) é responsável pelos serviços comunitários de atenção a saúde mental, visando à reabilitação psicossocial, através do acompanhamento clínico aliado a reinserção no trabalho, ao lazer, ao vínculo familiar e ao exercício dos direitos civis.

Caps02O CAPS oferece um serviço que acompanha a reforma psiquiátrica vigente, visando à descentralização do hospital psiquiátrico normal e evitando internações, sendo classificado em 1, 2, 3, Álcool e Drogas (AD) e Infantil (I), conforme o numero da população e horários de atendimento.

Em Água Boa existe o CAPS tipo 1, destinado em prioridade para pacientes com transtornos mentais severos e persistentes, onde o uso de álcool e drogas é secundário à essa condição clinica. Porém, mesmo não sendo uma instituição de AD, ainda assim consente algumas dessas condições, já tendo atendido cerca de 900 pessoas desde sua inauguração.

Hoje a equipe multidisciplinar conta com um médico, um enfermeiro, um psicólogo, um assistente social, um técnico de enfermagem, uma artesã, um agente administrativo e um auxiliar de limpeza e serviços gerais.

O CAPS atende pessoas acima dos 18 anos de ambos os sexos através de encaminhamento médico e agendamento. Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h00 às 11h30min e das 13h30min às 17h00. Ele fica na Rua 03, Nº 1074, no centro. Seu telefone é 66 3468 4216.