Vigilância Ambiental Continua Combate a Dengue

larvadengueA Prefeitura Municipal através de sua Secretaria de Saúde e Vigilância Ambiental reforçam a campanha de combate a dengue, no período chuvoso do verão, com a orientação e conscientização dos moradores na eliminação de criadouros de mosquitos.

De acordo com o parecer do Coordenador da Vigilância e Biólogo Carlos Eduardo Mills, Água Boa não têm registrado novos casos recentes da doença, sendo resultado dos esforços de todos, mas a preocupação e o combate devem permanecer rígidos.

A Dengue é uma doença viral transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Egypti, causando sintomas como febre, dores de cabeça, cansaço e tonturas. Uma variante é a dengue hemorrágica que pode matar em até dois dias da infecção.

O inseto é capaz de por ovos em recipientes com acúmulo de pouca água parada como pneus, caixas d’água abertas, calhas, vasos de flor e até tampinhas de garrafa. A seguir leia dicas de prevenção dessa praga:

- Cuidado com o lixo doméstico para que não acumule resíduos de água em potes e garrafas.

- Limpe seu quintal e retire obetos que produzam acúmulo de água em suas partes.

- Mantenha a caixa d’água limpa e fechada.

- Faça a manutenção das calhas para não entupirem e formarem poças

- Elimine os pratinhos de vasos de planta ou preencha-os com areia para evitar a água parada.

- troque diariamente a água e mantenha limpos os bebedouros dos animais domésticos.

- mantenha a piscina sempre tratada e com frequente utilização

- Atenção para manter esses cuidados mesmo saindo de férias.

- Denuncie casos de desleixo com esses itens na vigilância pelo telefone 3468 3276

- Em caso de sintomas da doença, procure a unidade de saúde mais próxima.