Plantão da Alegria Realiza Páscoa Solidária

plantao010No dia 04 de março o Sábado de Aleluia dos pacientes do Hospital Regional Paulo Alemão e do Hospital Vale do Araguaia ficou mais doce e alegre com a ação “Páscoa Solidária”, uma iniciativa que o Projeto Plantão da Alegria se apropriou da idéia da Blogueira Gabriela Apio.

plantao020Neste dia os palhacinhos voluntários fizeram a distribuição de aproximadamente cinqüenta ovos de chocolate e caixas de bombons, angariadas pelos membros do grupo entre colaboradores e amigos, aos pacientes internados, acompanhantes e equipes de saúde daqueles hospitais.

plantao030Das doações que sobraram, algo em torno de 15 unidades, a equipe se dirigiu ao Bairro Vila Nova, onde selecionaram residências em que havia crianças brincando e realizaram a distribuição.

plantao040O Plantão da Alegria é um projeto de visitas hospitalares e sociais que existe desde 2010, naquela época idealizado pelas estudantes Andressa Apio e Andrea Rezende em uma aula da Professora Lúcia Schuster, no Colégio Jesus Maria José, sobre projetos voluntários como “Patch Adams” e “Doutores da Alegria”.

Hoje Andressa é estudante de Agronomia na UFMT, Andréa estuda Contabilidade e Letras na Faculdade Cathedral e o Plantão da Alegria conta com mais 13 participantes que se dividem em visitações nos hospitais e em bairros ou eventos.

Semanalmente os voluntários investem em figurino, maquiagem, acessórios, balões e lanches como balas, bombons, bolos e sucos, que distribuem com mímicas e brincadeiras em todos os leitos dos hospitais desde idosos, crianças, indígenas e presidiários em isolamento.

Durante aproximadamente cinco anos o Plantão da Alegria atuou de maneira informal conquistando a admiração da sociedade e trazendo alegria ao ambiente hospitalar, recebendo doações de admiradores e dos próprios integrantes, porém agora estão providenciando a criação de uma ONG para oficializar e ampliar o projeto.

Dentre os voluntários dos hospitais estão os palhaços Piqui (Bruno Carvalho), Willy (Luana F. Andriolo), Cachorro Quente (Maria L. C. Silva), Paçoca (Ana Paula L. Moraes) Jamelão (João Vitor Toigo) e Janiscreide (Janine S. Scherer).