Confraria da Panela Incentiva limpeza e Conservação Urbana

confraria001Neste sábado, 28 de novembro, o grupo de amigos autointitulado “Confraria da Panela” realizou um mutirão pela remoção do lixo jogado á beira das estradas próximas à zona urbana de Água Boa.

confraria002A ação contou com a parceria do 13º Comando Regional da Policia Militar, com seus 33 cadetes, sob a supervisão do Tenente Coronel Jorge Luiz de Magalhães, e da Prefeitura de Água Boa, através das máquinas e caminhões da Secretaria de Infraestrutura.

confraria003O objetivo da Confraria foi o de expandir suas atividades habituais de confraternização há um estágio de contribuição à sociedade e ao meio ambiente, através do exemplo, da conscientização cidadã e da própria ação de limpeza.

De acordo com o Vice Prefeito e membro da Confraria, senhor Lírio Maggioni, Água Boa tem pontos de coleta, caminhões de lixo e aterro sanitário, além de uma população ordeira e consciente, mas sempre existem aqueles 10% que insistem em fazer errado.

O mutirão realizou a coleta de lixos das margens da rodovia MT-240 entre o córrego da Wanda até o FRIBOA e na BR-158 da travessia urbana até a entrada do Projeto de Assentamento Jatobazinho.

Entre as 7h da manhã até o meio dia as equipes recolheram 20 caçambas de lixo dos mais variados tipos como garrafas, copos, caixas de isopor, peças de roupa, partes de veículos, pneus, carcaças de animais, lixo doméstico e de banheiro, lonas rasgadas, entre outros.

confraria004 confraria005
confraria006 confraria007

O senhor Germano Zandoná, Secretário Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente, e também membro da confraria, com 72 anos, trabalhou a pé ao longo de todo o trecho, motivando os mais jovens e orgulhando a todos.

Além do trabalho físico, o grupo ainda instalou diversas placas, confeccionadas pela prefeitura, com mensagens de impacto nos principais pontos de acesso da cidade e em locais com histórico de descarte ilegal de lixo e entulhos.

confraria008 confraria009 confraria010
confraria011 confraria012 confraria013

A Confraria da Panela surgiu em 2015, através de uma confraternização após um curso municipal, que seguiu na ideia de uma reunião semanal, com ordem e estatuto, onde uma dupla de anfitriões prepara um jantar para os demais convidados.

Entre os 32 participantes da Confraria da Panela estão gestores públicos, servidores, vereadores, empresários, comerciantes, profissionais liberais e produtores rurais do município, que já realizaram aproximadamente 20 jantares semanais.

confraria014 confraria015 confraria016
confraria017 confraria018 confraria019

Esta foi a primeira ação comunitária da Confraria da Panela, que pretende agir futuramente em outros seguimentos, em benefício da sociedade Aguaboense.

confraria020 confraria021 confraria022 confraria023