Realizada a 1ª Conferência Municipal das Cidades

confcidade01Nesta quinta-feira, 14 de abril, o plenário da Câmara de Vereadores de Água Boa foi cenário da 1ª Conferência Municipal das Cidades, realizado pela Casa dos Conselhos de Água Boa e comissão organizadora, em conformidade com o sistema de conselhos estadual e federal das cidades.

confcidade02Na cerimônia de abertura, as 8h30, estiveram presentes o Vice-Prefeito, Lírio Maggioni, representando o Prefeito Mauro Rosa em viagem à Cuiabá, o Coordenador da Conferência e Secretário Municipal de Administração, Luiz Omar Pichetti, e o Vereador Secretário do Legislativo Ari Zandoná, representando o Presidente da Câmara Gilnei Macari, também em viagem a capital.

confcidade04Entre o público estiveram presentes os membros da sociedade civil organizada, profissionais de engenharia, arquitetura, representantes imobiliários, agentes de saúde, profissionais da educação, empresários e demais cidadãos e autoridades municipais.

Apesar da notada presença da sociedade aguaboense na conferência, ainda se fizeram faltosos muitos críticos da administração pública, que neste momento poderiam estar evidenciando os problemas cotidianos e expondo suas sugestões, discursou Maggioni.

confcidade06O Tema Geral da Conferência foi "A Função Social da Cidade e a da Propriedade: Cidades inclusivas, Participativas e Socialmente Justas", introduzido pela Engenheira Sanitarista da Secretaria Municipal de infraestrutura, Áurea Soares de Campos.

As demais palestras seguiram, no eixo da habitação pela Engenheira Civil Aline Favaretto, sobre a regularização fundiária e também sobre a gestão urbana e controle social pelo Engenheiro Agrônomo Luiz Omar Pichetti, da mobilidade urbana e acessibilidade pelo Arquiteto e Urbanista Claudinei de Oliveira Rosa e sobre o saneamento pela Engenheira Sanitarista Aurea Campos.

confcidade03De acordo com Aurea as palestras foram dadas por técnicos e conhecedores dos problemas da Cidade, o que permitiu uma discussão mais realista e produtiva sobre os temas propostos pelo Ministério das Cidades.

Os debates resultaram em propostas que serão metas e ações de trabalho a nível local, regional e nacional, sendo destaque a Criação de Ciclovias, a Implantação de transporte coletivo, a desburocratização dos processos de Habitação Popular, os Mutirões de Regularização de Documentos das propriedades urbanas, a Adequação dos passeios públicos, a Implantação da Coleta Seletiva de Lixo e a Criação de Cooperativas de Recicláveis, entre outros.

De acordo com a Secretária Executiva dos Conselhos, Neusa Mourão, essas propostas serão encaminhadas à Conferencia Estadual e ao Ministério das Cidades, além de fazerem parte de um Relatório que será entregue a Administração Pública e à Câmara Municipal.

confcidade05Neusa explica que a realização da conferência segue as orientações do Ministério das cidades e habilita o município a participar de pleitos junto ao Governo Federal, com apresentação de projetos e planos em busca de Recursos para a aplicação das ações propostas.

Outro ponto favorável que a Conferência promoveu foi a Criação do Conselho da Cidade, pela Lei Nº 1.290 de abril de 2016, que terá representantes de vários setores e a possível fusão de outros conselhos com temas redundantes.

Piquete agradeceu a presença de todos e avaliou o evento de forma produtiva, afirmando que as medidas para a organização e melhoria das cidades estão sendo providenciadas, restando agora a conscientização sobre a participação cada vez maior e mais ativa do próprio cidadão no meio público e político.