Vale e Valec fazem reunião com a sociedade e autoridades do município sobre a FICO

encontro vale e vale abAconteceu na tarde de quinta-feira (07/10), uma importante reunião sobre a FICO – Ferrovia de Integração do Centro Oeste, o encontro foi realizado no auditório do Sindicato Rural com a presença de representantes da Vale e da Valec Engenharia.

A obra teve seu lançamento oficializado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 17 de setembro na cidade de Mara Rosa/GO. Na reunião de ontem esteve em pauta assuntos voltados a demanda de matérias primas e mão de obra que a construção da ferrovia precisará nos próximos anos.

encontro vale e vale ab2Estiveram presentes no evento, o prefeito Dr. Mariano Kolankiewicz (MDB), a vice Rejane Garcia (PSDB), o presidente da Câmara, Luis Cesar de Lara (PL), o deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), vereadores, secretários do município, empresários de vários setores e produtores rurais.

De acordo com Alex Augusto Sanches Trevizan, diretor de negócios da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A organização estatal, vinculada ao Ministério dos Transportes a FICO ainda não tem um traçado definido, e que durante a execução das obras da ferrovia os trechos podem sofrer pequenas alterações.

encontro vale e vale ab3“Dentro de 1 a 1 ano e meio será montado o canteiro de obras aqui em Água Boa, e é importante que a população e empresários comecem a se preparar para aproveitar as oportunidades de emprego, da valorização imobiliária porque a FICO trará um grande impacto positivo para a cidade.

Ainda segundo o Diretor de Negócios da Valec, a participação da sociedade é indispensável em todo o processo de construção da ferrovia.

encontro vale e vale ab5“No encontro de hoje foram feitas muitas perguntas, foram perguntas de qualidade sobre o terminal; o traçado; geração de emprego e treinamentos. Assim vemos que a população não está pensando apenas nas obra em si, mas também no desenvolvimento que o empreendimento vai trazer para a cidade, e isso foi excelente porque Água Boa é uma cidade bem organizada e bonita, e o empreendimento só vem a somar com a riqueza dessa cidade. ” Disse Alex Trevizan.

encontro vale e vale ab6Whalles Zarur, diretor de comunicação da Valec, ressaltou que todos os detalhes do empreendimento serão disponibilizados via internet permitindo amplo acesso à população, e a futuros investidores do município.

O prefeito Dr. Mariano Kolankiewicz avaliou positivamente a reunião.

“Representantes da Valec estiveram aqui colocando todos os aspectos de maneira inicial sobre a vinda da ferrovia, sua localização, as demandas que vão surgir ao longo da obra em relação insumos e serviços. A reunião foi muito produtiva, pois as pessoas tiveram a oportunidade de fazer seus questionamentos a respeito das obras, foram respondidas e temos a certeza que todos trabalharão para que o desenvolvimento da nossa cidade venha a acontecer de forma ordenada, beneficiando assim a todos que vivem aqui e em toda a região” pontuou o prefeito.

encontro vale e vale ab4A FICO

Com extensão de 383 km, a Fico escoará a produção de grãos da região de Água Boa (MT) pela FNS, o que possibilitará acesso aos portos de Santos (SP) e Itaqui (MA). O projeto foi estimado em R$ 2,73 bilhões para fins de determinação dos investimentos cruzados em decorrência da prorrogação antecipada do prazo do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), operada também pela Vale. Além disso, estimam-se 7 mil empregos (diretos, indiretos e efeito-renda) durante a construção.

O projeto vai ser realizado em duas fases, sendo a primeira entre Mara Rosa/GO e a Ponte sobre o Rio Araguaia. Já a segunda etapa será da Ponte sobre o Rio Araguaia até Água Boa/MT. Vai seguir de Leste para Oeste, a partir das cidades localizadas nos pontos iniciais de cada um dos trechos. Os primeiros 30 quilômetros de construção da fase inicial ligam os municípios de Mara Rosa/GO, onde fará conexão com a Ferrovia Norte Sul (FNS), e de Alto Horizonte/GO.