PUC Realiza Pesquisa em Água Boa

PUC 1A Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás está realizando uma pesquisa abrangente no Vale do Araguaia sobre os impactos e as demandas das rodovias, ferrovias e hidrovias regionais.

O Estudo é executado nas regiões do cerrado envolvendo Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Bahia pela PUC, UFG e UNICAMP, recomendado pelo Ministério da Integração Nacional (MIN) e financiada pela Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a Dra em Educação e Professora do Curso de Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial, Margot Riemann Costa e Silva, a metodologia da pesquisa consiste em um levantamento do parecer de toda a sociedade, entre poder público, seguimentos produtivos e trabalhadores.

PUCO trabalho teve inicio em 2014, com prazo de cinco anos de desenvolvimento, contando com a participação de 16 professores e aproximadamente 25 alunos de mestrado e doutorado, o qual deve preencher futuras publicações e um site.

A equipe foi recebida na Prefeitura de Água Boa pelo Vice Prefeito e Secretário de infraestrutura Lírio Maggioni, pelo Secretário de Administração Luiz Omar Pichetti, pelo Secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente Germano Zandoná, pelo Chefe de Gabinete José Larri e pelo Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Gilnei Macari.

Estando mais próximo do assunto, Maggioni destacou para os pesquisadores a realidade das estradas vicinais, estaduais, da BR 158 e da expectativa sobre o projeto da ferrovia, esperando contribuir para o estudo e aguardando possíveis resultados.