Associação Pestalozzi Comemora Dia Internacional da Mulher

diadamulherpest01Na noite de terça-feira, dia 08 de março, a partir das 18h00, a Escola Nova Esperança da Associação Pestalozzi de Água Boa realizou um evento de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, voltado para as integrantes do quadro profissional da instituição.

diadamulherpest02A noite contou com uma mensagem lida pelo Coordenador Marcelo Godoy, um discurso da Diretora Iraci Torquatto, uma palestra/show realizada pela convidada Coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Suzi Nunes Medeiros, sorteio de presentes e um delicioso lanche final.

Os temas apresentados salientaram desde a passagem da pessoa feminina pela história da humanidade até a mulher nos dias atuais, observando suas funções no mercado de trabalho, o zelo pela família, pelos filhos e a preocupação com a própria identidade individual.

diadamulherpest03Em cerimônia foram parabenizadas todas as mulheres da instituição, incluindo as que fazem parte da diretoria, através da pessoa Presidente Marta Mignoso, que doam seu tempo, amor e atenção para além de seu mundo pessoal.

diadamulherpest04O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909, nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América, sendo no início comemorado principalmente na Europa e nos Estados Unidos e, nos anos 70, adotado pelas Nações Unidas.

diadamulherpest05No Brasil ainda é discutido a diferença salarial entre os sexos, a pouca ocupação de cargos políticos e o acesso à educação, onde as mulheres já são maioria das universidades, mas tem sido minoria no Ensino Fundamental.

Em uma visão otimista, elas têm obtido avanços graduais e constantes ao longo da história, como o marco do direito ao voto no Brasil em 1932, a igualdade de gênero como direito fundamental através da Constituição Federal de 1988, as mudanças do Novo Código Civil em 2002 e a Lei Maria da Penha na proteção das mulheres em 2006.

diadamulherpest06